Mais uma vez, o Papa Francisco saiu em defesa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Líder máximo da Igreja Católica, ele entende que o futuro presidente do Brasil foi prejudicado em seu julgamento, quando foi condenado à prisão por envolvimento em casos de corrupção.
O comentário se deu em entrevista ao jornal espanhol ‘ABC’. O veículo europeu perguntou ao Papa sobre o caso de Lula, que volta a ser presidente depois de cumprir prisão entre 2017 e 2019.
“Não sei como acabou. Não dá a impressão de que foi um processo decente. E a esse respeito, cuidado com aqueles que criam o clima para qualquer processo. Eles fazem isso por meio da imprensa de forma a influenciar aqueles que devem julgar e decidir”, afirmou o Papa Francisco.
A primeira condenação de Lula se deu ainda em 2017, em sentença proferida pelo então juiz Sérgio Moro, futuro senador, na famosa operação Lava Jato. Desde aquele momento, no entanto, já havia acusação de parcialidade por parte de Moro, que chegou a virar ministro de Estado no governo Bolsonaro.
Após confirmações em outras instâncias, porém, o caso começou a ter uma reviravolta a partir de 2019. Os processos foram anulados e, então, Lula ficou apto a disputar as eleições deste ano.
No pleito, acabou vencendo Jair Bolsonaro (PL), em uma acirrada disputa no dia 30 de outubro.
Papa diz que Lula foi vítima de ‘fake news’
Termo muito em alta nas últimas eleições presidenciais, o Papa diz que as fake news foram determinantes para a condenação de Lula.
“É um caso paradigmático. O processo de julgamento começou com notícias falsas na mídia, fake news, que criaram uma atmosfera que favoreceu seu julgamento”, acrescentou o pontífice.
A história do papado
No vídeo a seguir, o reverendo Hernandes Dias Lopes explica a história do Papa. O pastor da Igreja Presbiteriana de Pinheiros (SP) destaca as origens do posto nos primeiros momentos do Cristianismo, sobretudo com o envolvimento político daquele momento.
1 comentário
Não concordo com a opinião do PAPA, sou brasileiro a favor da democracia da direita, tenho todo direito de crescer financeiramente trabalhando honestamente com meu suor, sem precisar invadir propriedade alheia, e ser sustentado pelo governo da esquerda, minha opinião.