O Conselho Nacional dos Cristãos Evangélicos da França (CNEF) divulgou as últimas estatísticas sobre o número de igrejas e de cristãos protestantes, mostrando um aumento considerável.
Segundo esses dados, há 2.700 locais de culto em todo o país e 745 mil evangélicos, o número é comemorado por representar um crescimento de 15 vezes nos últimos 70 anos.
Para cada 25 mil cidadãos franceses há uma igreja evangélica, sem contar os grupos que se reunem em residências ou ambientes informais.
Outro dado revelado pelo relatório chamado de Les Églises Protestants Évangéliques en France 2023 (Igrejas Evangélicas Protestantes na França 2023) é que as regiões com mais igrejas evangélicas são Seine-Saint Denis, Paris, Nord, Bouches-du-Rhone, Guiana e Martinica.
Objetivos das igrejas na França
As igrejas evangélicas na França têm objetivos para os próximos anos, entre eles aumentar o número de templos para que seja possível encontrar um templo para cada 10 mil cidadãos.
Isso quer dizer que nos próximos anos as igrejas tentarão ampliar suas instalações e conquistar mais e mais membros, evangelizando e discipulando os moradores da França.
O objetivo de expansão é bastante ambicioso, pois a Europa tem visto o número de cristãos cair a cada ano, enquanto aumenta o número de sem religião e ateus.
A Assembleia de Deus da França é a maior denominação daquele país, com 350 templos, seguida pela Missão Evangélica dos Ciganos da França com 222 igrejas. Em sequência temos as denominações Assembleias Evangélicas da França, com 117 igrejas e a Federação das Igrejas Batistas Evangélicas da França (Federação Batista) com 115 templos.
Evangelho da Graça
O aumento do número de templos e evangélicos na França mostram que o Evangelho da Graça está alcançando mais pessoas.
“O favor imerecido para todos nós, dados por Deus. Não foi de graça, custou seu filho que morreu na cruz por nós, mas nós recebemos de graça”.
Assista o que o pastor Joseph Prince fala sobre o assunto.