O pastor Kleber Lucas gerou polêmica ao criticar o hino “Alvo mais que a neve” acusando-o de conter uma mensagem racista. Em resposta ao cantor, a mensagem de santificação foi compartilhada nas redes sociais.
Pastores e cantores resolveram explicar o tema central do hino criticado e dos versículos bíblicos que falam sobre o assunto central da música.
Estudiosos da Bíblia também se manifestaram sobre o assunto, como o diretor do Cante as Escrituras, Filipe Castelo Branco, que fez algumas pontuações sobre o assunto.
“Que a Bíblia é cheia de significados, isso todo mundo já sabe. E para um leitor e estudante comum da Bíblia sabe que a palavra BRANCA na Bíblia não se refere a cor da pele, e sim a SANTIDADE”, ensina.
O teólogo vai listar outros três versículos bíblicos que ligam a palavra branco a santidade, como Marcos 9:3, Isaías 1:18 e Apocalipse 7:9.
“Se o Kleber Lucas fosse um leitor da Bíblia, saberia que o hino “Alvo mais que a neve” da Harpa Cristã, foi inspirado no Salmo 51.7. E não tem nada a ver com questões racistas, ou de cor. Mas sim com o sentido de pureza. Já que essa palavra tem vários sentidos”, escreveu Renan Xavier da página Ide Pregar.
Missionária fala de santificação
A missionária Amanda Silva gravou um vídeo rebatendo o cantor e pontuando que se trata sobre a mensagem de santificação através do sacrifício de Jesus.
“Nesse sentido, a canção diz que uma vez lavado por Ele [Jesus], mais alvo que a neve seremos, uma referência ao Salmos 51:7. Diante de tanta interpretação errônea, eu tenho um alerta para você: cuidado com os pseudos teólogos que destilam teologia feminista, teologia inclusiva e agora a teologia preta”, diz.
Salvação e pecado
A santificação é uma regra para a salvação, é isso que ensina o pastor Hernandes Dias Lopes.
“A salvação é uma dádiva de Deus, ela é garantida por Deus. É Ele quem nos dá e nos garante a salvação, mas se uma pessoa vive na prática do pecado dando desculpa que está salva e pode viver do jeito que quiser, ela não entendeu nada do que a Bíblia ensina e está dando evidências de que nunca foi salva”.
Dias Lopes diz que a salvação é para que tenhamos uma vida de santificação e irrepreensível. “O pecado na vida do cristão é um acidente, não uma prática”. Assista:
1 comentário
Pelo visto o Kleber Lucas não criticou. Ele fez uma pesquisa de mestrado na UFRJ, que durou anos, sobre esse tema. tá tudo lá explicadinho em 150 páginas. Uma pesquisa profunda sobre Bíblia e o contexto da criação deste hino.