Como anda a unidade da sua igreja? Você se sente acolhido(a) ou mesmo tem amizades cristãs que, de fato, fazem a diferença no seu dia a dia? Pois se a resposta não é das melhores, acredite: você não é o(a) único(a).
Igrejas têm sofrido com a falta de unidade
Uma canção que ainda é entoada em muitos templos pelo Brasil pode não estar refletindo a realidade dos membros:
“Somos corpo, e assim bem ajustado
Totalmente ligado, unido
Vivendo em amor”
Esse é um trecho da música ‘Corpo e Família’, de Daniel Souza. Dentre outras coisas, a composição fala sobre a igreja com uma família, unida, vivendo em plena comunhão.
Só que uma pesquisa feito pelo Barna Group mostra uma situação que se parece pouco ou nada com o dia da das igrejas que a música descreve.
Segundo o estudo, de cada cinco pessoas abordadas, três dizem que têm encontrado mais unidade em seus lares, entre amigos, do que propriamente nas igrejas em que frequentam. Além disso, outros 48% relatam que há unidade maior em suas amizades do que entre os membros da congregação.
Com isso, somente 35% responderam que a igreja é o local onde sentem maior unidade entre as pessoas.
O que explica tais números?
O instituto responsável pelo levantamento também procurou entender o que os entrevistados encarar por unidade. Neste caso, pastores defendem que se trata de termos como harmonia, reconciliação ou mesmo sacrifício.
Já no caso dos fieis, surgem termos como aliança ou mesmice.
Para aqueles que não têm frequentado a igreja com mais frequência, a ideia de unidade também está ligada à semelhança.
Até mesmo a questão da pregação do tema também foi motivo de divergência, já que menos da metade dos cristãos entrevistados afirmam que os pastores têm pregado sobre a unidade nos púlpitos.
Sobre o estudo
O Barna Group ouviu 1.223 adultos cristãos norte-americanos e pastores também dos EUA, em pesquisas on-line realizadas ao longo deste ano. Os dados foram apresentados e explorados pela Revista Comunhão.
O desafio da unidade nas igrejas
Por fim, o reverendo Hernandes Dias Lopes destaca exatamente a importância de que haja unidade entre os cristãos nas igrejas, sendo algo desejado por Deus.