A manjedoura de Jesus foi substituída pelo bruxo Harry Potter na decoração de Natal do Shopping Center Recife, em Pernambuco, causando grande polêmica entre os cristãos da cidade.
Vários pontos dos livros e do filme são representados na decoração natalina, como o castelo de Hogwarts, Grande Salão Comunal, Cabana do Hagrid, Floresta Forbiden, escritório do Dumbledore e a estação King Cross.
Segundo a página do shopping, “o centro de compras está vestido com uma das sagas literárias mais famosas do mundo”, mas os religiosos da cidade já se mobilizam contra o espaço.
Bruxaria no Natal
O pastor da Primeira Igreja Batista no Coração de Rio Doce (Pibcord), Edvan Tavares, foi um dos que se manifestou contra a decoração de Natal escolhida pelo centro de compras.
“Não há como substituir o Menino Jesus sem sofrer a consequência. Não há como tirar Deus da história, sem apagá-la. Não há como preencher o vazio humano com a magia“, disse ele ao site Observatório de Olinda.
Teólogo, historiador, escritor, psicanalista, professor universitário e pastor, Esdras Cabral de Melo, ressaltou que Jesus é (ou deveria ser) o único protagonista da festa e criticou a decisão do shopping.
“Noel, o dito ‘bom velhinho’, não passe de uma figura mítica e mercantilista. E agora o comércio apresenta o bruxo Harry Potter, querendo dividir espaços natalinos. Tantos quantos queiram usurpar o dia do aniversariante Jesus, não conseguirão, pois há mais de dois mil anos ninguém jamais substituiu a essência, a mensagem, a vida e a salvação outorgada por Ele”, comentou.
Secularizar o nascimento de Jesus
Jesus não nasceu em dezembro e a comemoração nessa época do ano está ligada à uma série de festas pagãs. Ainda assim, os cristãos hoje entendem que comemorar que o Salvador nasceu é importante, não importa qual seja a data correta.
O pastor Hernandes Dias Lopes comenta sobre a secularização do Natal, com várias tentativas do comércio e da sociedade em tirar o foco do nascimento de Cristo e colocar na troca de presentes e outros sentidos que não o religioso. Assista: