Você está passando por uma crise no seu casamento e está pensando em desistir e se separar? Os pastores Hernandes Dias Lopes e Jeremias Pereira tem um série de conselhos para você.
Cansei do meu casamento. Posso me separar?
Reverendo da Igreja Presbiteriana de Pinheiros (SP), Hernandes Dias Lopes responde se o cristão pode se separar, quando o casamento já se mostra em ruínas.
“Há uma diferença entre o não pode e o pode não. Você pode sim, mas você também pode não sair”, disse Dias Lopes, parafraseando o músico gospel Josué Rodrigues.
Além disso, ele entende que, mesmo diante uma situação aparentemente reversível, é possível que haja a restauração.
“Então, tem remédio, tem cura. O seu corpo não fica doente? Você não precisa ir para o hospital, ficar internado, fazer uma cirurgia, ir para o CTI, e Deus te recupera, restaura, refaz o seu vigor? Assim, o seu casamento também pode experimentar o mesmo milagre”, disse o pastor.
Já Jeremias Pereira, em seguida, faz uma reflexão: “Se a sua certidão de casamento vencesse igual sua habilitação, carteira de motorista, você renovaria ou não?”.
6 dicas diante de um casamento em crise
A seguir, os pastores reuniram seis dicas para aquelas pessoas que tem enfrentado problemas no casamento.
- Sem falsas expectativas: Não crie o romantismo de que o casamento é um mar de rosas;
- Reconheça os próprios defeitos: Não veja problemas somente na esposa ou filhos, admita também os seus;
- Use o perdão: Essa atitude cura, restaura. Perdoe o que ficou para trás e demonstrar frutos de arrependimento;
- Mude sua postura: Seja amável, doce, confiável, trate com generosidade, melhore a relação;
- Preste contas: Ter um pastor, homem, mulher de Deus ou mesmo um terapeuta para acompanhamento;
- Ore: Coloque essa causa como propósito de oração. É importante que o casal ore junto.
Hernandes ainda ressalta a importância de se investir tempo e qualidade no relacionamento:
“Quem entra no casamento só querendo sacar na conta, ela vai ficar no vermelho. É preciso que você faça um depósito também”, destaca Lopes.
“Tem jeito se você buscar uma transformação de Deus”, afirmou Jeremias.
Mas e se tudo isso não resolver… O que faço?
Mesmo se o cristão fizer tudo isso, e a situação não se resolver, Hernandes Dias Lopes destaca que o divórcio pode ser uma solução.
“Há situações, a menos que Deus faça algo estupendo, não tem jeito. (…) Tem hora que é melhor uma separação amigável, do que uma convivência conflituosa. Deus não quer que você viva em um casamento de brigas todo dia, confusão, trai, não se arrependi. Você não tem que viver debaixo dessa escravidão cruel também”.
“A Bíblia diz que Deus odeia o divórcio, mas que permite quando há infidelidade e não há arrependimento e quando há abandono. (…) Deus não quer que viva em um casamento doente, mas quer que você viva a restauração e tenha um casamento saudável”, completa.
Jeremias, no entanto, destaca que o divórcio não pode ser banalizado ou visto como uma solução fácil: “Estamos dizendo que você deve investir, quebrantar o coração, procure ajuda. Sozinhos, vocês não vão conseguir”, afirmou Jeremias, que é pastor na Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte (MG).
Veja o vídeo completo a seguir: