Ostentação? A presença de jogadores da seleção brasileira e do pentacampeão Ronaldo Fenômeno em um jantar com carne banhada a ouro ainda rende debate nas redes sociais.
Nomes como Vinícius Júnior, Éder Militão e Gabriel Jesus estiveram no consagrado restaurante do chef Nusret Gökçe, em Doha, no Catar.
Chamou a atenção, por exemplo, o fato de que apenas um pedaço do Golden Ottoman Steak não sai por menos de R$ 3 mil.
Veja o vídeo postado nas redes sociais do chef:
Ver essa foto no Instagram
A Palavra de Deus e a ostentação
Mas o que a Bíblia diz sobre a ostentação? Confira a ministração do reverendo Hernandes Dias Lopes. Ao mesmo tempo, o pastor da Igreja Presbiteriana de Pinheiros (SP), destaca os perigos da cobiça, à luz da Palavra de Deus.
Jornalistas e comentaristas criticam ostentação de atletas
A polêmica cresceu por causa dos comentários de alguns jornalistas nas redes sociais, como você pode ver a seguir:
“Que maluquice essa história de comer “carne folheada a ouro” no Catar. É a ostentação no seu nível mais indigesto. O pior é os milhões de fãs dos jogadores que prestigiaram essa bizarrice acharem isso o máximo. É cada uma…”, disse o jornalista André Trigueiro.
“O que eu não entendo com a ostentação do ouro na carne é que não adiciona nada, absolutamente nada, ao gosto. Não deve sequer ser digerido. É o puro suco do Instagramável vazio.”, disse
Thiago Amparo.
Ex-jogador e atual comentarista, Walter Casagrande também disparou contra os atletas e Ronaldo Fenômeno: “Hoje eu vi na Folha que a pobreza aumentou, são 62 milhões de pessoas que não têm café da manhã, almoço e janta. E os ídolos deles, quando aparecem numa matéria, eles estão comendo bife com ouro. Eu acho isso completamente desrespeitoso, além de ostentar, além de ser no meio de uma Copa do Mundo, além de qualquer coisa”.
Outros condenam a hipocrisia
Por outro lado, há quem critique o duplo padrão de alguns jornalistas e comentaristas políticos. Foi o caso, por exemplo do apresentador e humorista Danilo Gentilli:
“Um come carne com ouro usando o próprio dinheiro que ganhou graças ao seu trabalho e talento. Outro come a mesma carne usando o dinheiro do povo que deixou morrendo de fome. Apenas um deles recebeu críticas dos nosso iluminados jornalistas do bem. Adivinhem qual?”, afirmou o artista, colocando uma foto do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que também experimentou a iguaria. O país sul-americano, no entanto, vive uma crise econômica levando muitas pessoas a passarem fome. Por isso, Gentili questionou a falta de revolta à época dessa situação. Além disso, uma foto de Fábio Porchat também foi usada na discussão na web.
Política e futebol
Em resposta, Ronaldo não gostou nada da repercussão da ida ao restaurante e a acusação de estar ostentando no Catar. Para o ex-jogador, aliás, a discussão acabou indo para o campo político.
‘A Seleção Brasileira e os jogadores de futebol têm uma responsabilidade tão grande de transmitir o bem, e as pessoas estão confundindo futebol com política, com discurso de ódio. As pessoas estão muito perdidas. Hoje você não vê a pessoa discutindo futebol, é só opinião, cagando regra, e o discurso de ódio é constante”, enfatiza o ex-jogador.