Histórias de conflitos entre uma nora e uma sogra difícil não é incomum, por isso há pastores especializados em aconselhamento com casais que fazem questão de falar sobre o assunto.
Para se ter uma ideia, em 2018 o Instituto do Casal fez uma pesquisa no Brasil que mostrou que as relações problemáticas entre a sogra e a nora é a realidade de 26% dos participantes.
Se comparado com os problemas com o sogro, a pesquisa mostrou que apenas 8% das noras têm uma relação ruim com o pai de seu cônjuge. Já o relacionamento complicado com cunhados é de 17% dos entrevistados.
Leia mais: 10 orações para fazer pelo seu marido
Muito provavelmente você faz parte dos 26% e quer entender como deixar que esses problemas com a mãe de seu esposo continue interferindo no casamento.
Conselhos para parar de brigar com a sogra
O pastor David Hawkins, diretor do Marriage Recovery Center, nos Estados Unidos, deu conselhos interessantes para mulheres que passam por esses conflitos.
Uma mulher procurou o pastor Davi para revelar a ele os problemas que tem com sua sogra. Segundo ela, a mãe de seu esposo interfere na relação.
A queixa se dá pelo fato do marido não impedir que sua mãe continue interferendo no seu casamento, mesmo quando sua esposa é maltratada pela mãe.
A sogra interfere tanto que ela teme que o relacionamento termine por conta da forma como a mãe de seu esposo cria problemas entre eles dois e é sempre defendida pelo filho.
Na resposta, o pastor traz ensinamentos importantes que toda pessoa com uma sogra difícil precisa aprender:
Procure aconselhamento
Um pastor ou até mesmo terapeuta familiar pode ajudá-los a entender melhor a si mesmos, um ao outro e a forma como a sogra age.
Não brigar
É difícil conviver com alguém que faz de tudo para estragar a relação, mas segundo o pastor brigar não vale a pena, pois só traz esgotamento.
“Não se envolva com ele em declarações provocativas sobre sua sogra. Não se envolva em brigas mesquinhas ou batalhas que não levam a lugar nenhum”, ensina o Pr. David Hawkins no site Crosswalk.
Leia mais: Duração média de casamentos no Brasil é de 13 anos, diz IBGE
Defina seus limites
De forma clara e calma, deixe claro para seu marido e sua sogra quais comportamentos você considera abusivos e não tolerará. Estabelecer seus limites é essencial para preservar sua saúde mental.
Encontre pontos de concordância
Encontre pontos onde você e seu marido concordam. Isso está nas vezes que a sogra virá na casa de vocês, quando visitá-la, entrou outros pontos que poderão melhorar a relação do casal e reduzir a interferência dela na vida de vocês.
Confira a seguir outras dicas que a pastora Helena Tannure tem para o relacionamento com a sua sogra ficar melhor. Assista: