Conhecido por tratar temas polêmicos e sensíveis ao gospel, o pastor Yago Martins mais uma vez levantou uma discussão bastante espinhosa. Agora, ele resolveu falar sobre pecados que a igreja deveria condenar, mas que acabam sendo até mesmo aceitos e normalizados nas igrejas pelo Brasil.
Yago, que é teólogo e também pastor na Igreja Batista Maanain de Fortaleza (CE), usou o canal que tem no YouTube, o “Dois Dedos de Teologia”, para levantar a questão.
O vídeo tem o título de “OS PECADOS QUE TODO MUNDO COMETE MAS NINGUÉM ACHA ERRADO” e você pode assisti-lo na íntegra a seguir:
Afinal de contas, existe a diferença entre pecadinho e pecadão?
No vídeo, Yago Martins faz uma crítica ao duplo comportamento de líderes e pessoas que frequentam às igrejas.
“Tem pecados que geram brincadeira nas igrejas, como a preguiça, mas quando se fala, por exemplo, sobre pornografia, aborto e violência doméstica nas igrejas, a coisa já começa a não ser aceita”, destaca.
Para abordar o tema, ele também usou como base o livro que lançou em 2020, intitulado “Pecados Aceitáveis”.
Na apresentação da obra, Yago já deixa claro o propósito da discussão:
“Em tempos “antimoralistas”, passou a haver pecados e pecados. Não estou me referindo à existência de pecadinhos e pecadões, mas à existência de pecados que ainda são socialmente reprovados e outros que se tornaram parte comum de nossa existência. Alguns pecados estão na boca de pastores, na camiseta de diáconos e na mão do ministro de louvor, e ninguém se importa. Podemos tatuar algumas iniquidades na testa e permanecer como parte atuante da igreja local”, disse.
Na sequência, ele ainda faz uma crítica direta à postura dos cristãos nessa questão:
“Não nos envergonharmos socialmente de certos pecados representa vividamente o enfraquecimento de uma cultura de santidade na igreja brasileira”, acrescenta.
Lista de pecados abordados pelo pastor
Além disso, no livro, ele aborda temas como: a preguiça, a falta de pontualidade e compromisso, fofoca e assassinato de reputação, gula, dentre outras atitudes que fazem parte também da lista de pecados capitais.
Até mesmo a questão do humor é levantada pelo pastor. Ele explica que há, sim, um limite para as piadas, bem como a forma como o cristão deve lidar com a mentira e sobre a prática de xingar “palavrões”.
“Pecados socialmente aceitos. O fato de que muitos dos nossos pecados e coisas contra às quais deveríamos estar lutando, mas estamos criando cultura em torno disso tudo. Existem aqueles que não estamos dispostos a aceitá-los como tal, mas estamos em culturas que normalizaram essas práticas. São coisas que a Palavra de Deus condena, mas a sociedade aceita. Inclusive, a própria igreja também”
Ainda sobre o tema
Em último lugar, para entender um pouco mais sobre essa discussão, você pode conferir um trecho da pregação do pastor Cláudio Duarte.