De acordo com dados do censo do Reino Unido, a maioria das pessoas que moram na Inglaterra e País de Gales não se consideram mais cristã, a mudança drástica foi anunciada nesta terça-feira (29).
O Escritório de Estatísticas Nacionais divulgou os dados coletados em 2021 onde apenas 46,2% da população do Reino Unido se identifica como cristã. Em 2011 o número era de 59,3%,
A razão para a queda de 13% é que mais pessoas se identificaram como não tendo nenhuma fé em particular. Esse segmento da população é conhecido como “não religioso”.
Reino Unido cada vez menos cristão
Andrew Copson, executivo-chefe do grupo Humanists UK comemorou os números e principalmente o fato do Reino Unido estar entre os países menos religiosos da Terra.
Leia mais: Quem comete suicídio vai para o inferno? Pastor responde
“Nenhum estado na Europa tem uma configuração tão religiosa quanto nós em termos de lei e política pública, tendo ao mesmo tempo uma população tão não religiosa”, disse ele.
A mudança no credo dos britânicos pode influenciar na própria política local, uma vez que por lá o Estado e a Igreja da Inglaterra são unidos.
Para conhecimento, os bispos anglicanos sentam-se na câmara alta do Parlamento e o monarca, atualmente o Rei Charles III, é um “defensor da fé” e governador supremo da igreja.
Fim da Igreja da Inglaterra
Secularistas e acadêmicos estão apontando para os resultados das pesquisas para pressionar por mudanças.
“O fato de o cristianismo não ser mais a religião majoritária significa que a política está fora de sintonia com a sociedade”, disse a professora Linda Woodhead, chefe do departamento de teologia e estudos religiosos do King’s College London, ao Guardian.
Leia mais: O futuro do cristianismo é feminino e africano, mostra estudo
Os não religiosos do Reino Unido ganham força e grupos sociais pedem o fim da Igreja da Inglaterra, acabando assim de vez com os laços cristãos do Estado.
A queda do número de cristãos faz parte da profecia sobre a apostasia. Confira a seguir o que o pastor Hernandes Dias Lopes fala sobre o assunto.