Nem sempre suas expectativas sobre casamento serão correspondidas. Afinal, idealizamos os relacionamentos, criamos sonhos românticos sobre a vida depois do “sim” e esquecemos que há complicações ao longo da convivência.
Geralmente idealizamos apenas as partes boas, como jantar juntos e depois se aconchegar no sofá para relaxar.
Mas a rotina do dia é frustrante! O marido pode chegar tarde todos os dias por conta do trabalho, quando está em casa prefere descansar do lugar de fazer programas a dois.
A mulher, por sua vez, também enfrenta seus desafios. Trabalho, casa e filhos podem interferir nas expectativas do marido.
Além disso, a convivência ressalta as diferenças entre o marido e a mulher. Diferenças essas que podem gerar conflitos e trazer ainda mais frustração para o casamento.
Entender as diferenças é a chave do relacionamento de sucesso
Todos nós nos casamos com outros seres humanos, homens e mulheres com suas falhas e fraquezas que, com o passar dos dias, vão se intensificando.
Assim, precisamos entender que nossas expectativas serão frustradas e precisaremos ajustar o que sonhamos com a nossa realidade.
Nossos cônjuges estão longe de serem perfeitos. Assim como você também tem seus defeitos e limitações.
Eles podem tentar o seu melhor, mas ainda são incapazes de atender a todas as nossas necessidades e atender a todos os nossos caprichos.
Isso não é motivo para perder o controle e fazer cobranças absurdas que nem você mesmo conseguiria suprir, mas sim buscar compreender que o outro não tem controle das expectativas que criamos.
Como superar expectativas não atendidas
Os conselhos a seguir vão te ajudar a melhorar o relacionamento e a equilibrar suas expectativas.
1. Seja realista
Suas necessidades e a do outro não são as mesmas. Aprenda a entendê-lo para que assim ele também possa te entender e juntos procurar melhorar a relação.
2. Separe o trigo do joio
Uma coisa é expectativa frustrada, outra é quebra de aliança. Violência, adultério e mentiras não são aceitáveis.
3. Aceite a fraqueza do outro
Parte do motivo pelo qual seu cônjuge não atenderá a todas as suas expectativas é que, assim como você, ele tem várias fraquezas. Entenda que ele não é perfeito e que em algum momento um irá magoar o outro.
4. Mantenha uma comunicação clara
Uma boa comunicação entre o casal será eficiente para quebrar qualquer frustração. Esteja seguro de que pode revelar seus anseios e ser atendida pelo cônjuge sem julgamentos e pressão.
5. Não compare seu cônjuge
Não permita que a comparação com outros casais reduzam ainda mais suas expectativas com o seu parceiro. Comparar seu cônjuge o levará a um caminho sem volta, pois você eleva outras pessoas acima dele.
Para te ajudar ainda mais, assista a mensagem da pastora Helena Tannure: