Estar cercado de amigos é bom e faz bem para a saúde física e mental. Mas sabemos que há sempre casos de amigos falsos que nos entristecem e nos fazem perder a esperança.
Quando isso acontece precisamos nos voltar para Deus e encontrar conselhos valiosos nas Escrituras que falam sobre amizade e como ter amigos verdadeiros.
Amigos falsos são pessoas que a princípio parecem amigos, mas depois revelam suas verdadeiras personalidades, seus interesses e até mesmo que não são dignos de confiança.
Ao longo da vida encontramos muitas pessoas assim e precisamos estar preparados para sofrer a decepção de encontrar nas pessoas que menos esperamos a indiferença e a falsidade.
Como identificar pessoas falsas?
Os falsos amigos estão em toda parte, então é essencial entender como identificá-los para que você sofra menos.
Geralmente essas pessoas agem de forma carinhosa quando precisam de você, mas quando você precisa dele, essa mesma pessoa te dá as costas.
Entenda que os amigos falsos são tomadores, não doadores. Isso é, eles sempre desejam tirar proveito da sua amizade, mas você não pode contar com eles.
Outro ponto que os falsos demonstram ao longo do tempo é que eles podem te enganar intencionalmente para conseguir algo que desejam. Eles podem te manipular.
Isso acontece da seguinte forma: Eles te lisonjeiam, depois te fazem fazer algo por eles, como emprestar dinheiro.
As traições também fazem parte do perfil dos amigos falsos. Isso é, quando informações pessoais são compartilhadas com outras pessoas, entre outras formas de traições.
O que a Bíblia diz sobre amigos falsos?
A Bíblia apresenta muitos versículos sobre amigos falsos, entre eles Provérbios 12:26 que diz: “O justo escolhe bem seus amigos, mas o caminho dos ímpios os desvia.”
Há um salmo também em que o salmista lamenta ter sofrido com a falsidade: Salmo 41:9 : “Até meu amigo íntimo, alguém em quem eu confiava, falhou comigo. Eu até dividi meu pão com ele.”
Isso mostra que amigos falsos são comuns ao longo dos séculos e séculos e que ninguém está livre de ter alguém assim.
Até Jesus sofreu com a falsidade de Judas que o traiu por 30 moedas de prata.
Mas há alguns conselhos interessantes sobre amizades:
- Se você já tem certeza de que alguém é um amigo falso, termine sua amizade sem culpa;
- Expresse seus sentimentos e necessidades honestamente;
- Não tolere desrespeito;
- Concentre-se nos amigos que querem se aproximar de Deus com você;
- Escolha bem com quem você terá uma amizade.
Este último conselho é ensinado também pela pastora Helena Tannure em uma ministração sobre amigos falsos, ela fala sobre a importância de escolher bem quem você quer por perto. Assista: