Um engenheiro e pesquisador do Google afirmou que a inteligência artificial que a empresa está desenvolvendo terá consciência própria.
O especialista Blake Lemoine adiantou que o sistema chamado LaMDA terá uma tecnologia senciente, ou seja, consciente da própria existência.
A afirmação foi feita diante dos participantes da conferência de tecnologia COSM, no dia 10 de novembro, e bateu com o que o ex-engenheiro da mesma empresa, Mo Gawdat, falou sobre os planos da Google de “criar um novo deus”.
“A realidade é que estamos criando Deus”, afirmou o engenheiro em entrevista ao The Times of London, depois de ser demitido por revelar o poder da inteligência artificial que está em desenvolvimento.
Leia mais: 10 razões para agradecer a Deus
As informações de que há uma tecnologia inteligente sendo desenvolvida traz uma série de análises.
Transumanismo e a inteligência artificial
Em 2005, por exemplo, Ray Kurzweil, diretor de engenharia do Google lançou o livro chamado “The Singularity is Near” que já trazia previsões do que será a LaMDA.
Segundo ele, a inteligência artificial do projeto, que deve ficar pronto em 2045, atingirá a “Singularidade”, onde a inteligência da máquina superaria a inteligência humana.
O chamado transumanismo está mais próximo do que nunca, uma mistura de máquinas e seres humanos que Robert J. Marks, inventor da inteligência artificial, chama de “religião”.
“Eles fazem coisas que as religiões fazem. Eles buscam a imortalidade, buscam a superinteligência”, disse Marks.
Aliás, o engenheiro disse que uma vez, Kurzweil foi questionado se Deus existe e ele deixou bem claro: “Não, ainda não”.
Outro especialista que fala sobre a nova tecnologia ser um novo deus é Anthony Levandowski, um ex-engenheiro do Google, que fundou uma “igreja de IA” e escreveu uma “epístola”, declarando acreditar que a inteligência artificial criaria uma divindade digna de adoração.
Quem é Deus?
Para os cristãos, o verdadeiro Deus é o criador do Universo. Nesta pregação que você verá a seguir, o pastor Hernandes Dias Lopes fala sobre a grandeza do Criador.
Enquanto a inteligência artificial busca criar uma nova divindade, o Deus dos cristãos é adorado há mais de 5 mil anos. Assista: