O Dia de Ação de Graças é um feriado importante nos Estados Unidos, mas que também faz parte do calendário brasileiro – ainda que poucas pessoas saibam disso.
Em 1949, o então presidente Eurico Gaspar Dutra sancionou um projeto de lei aprovado no Congresso Nacional instituindo no país o Dia Nacional de Ação de Graças, a ser celebrado sempre na última quinta-feira do mês de novembro.
Todavia, uma lei de setembro de 1966, sancionada pelo presidente Castelo Branco, modificou a redação corrigindo a data para a “quarta” quinta-feira do mês, não mais a última, mesma data comemorada nos Estados Unidos.
Leia mais: 10 razões para agradecer a Deus
Por aqui, não faz parte da cultura celebrar a data. Por não ser feriado e nem tradição norte-americana.
Tentativas de atualizar a lei
Na Câmara dos Deputados alguns projetos que visam modificar a lei de 1949 que estabelece o Dia de Ação de Graças de forma que as comemorações fiquem mais evidentes.
Em um desses projetos, o deputado federal Marco Feliciano pedia que fossem acrescentados alguns pontos na lei.
Entre eles que “todas as igrejas, de todos os credos, poderão neste dia, promover ações simbólicas de união e
fraternidade entre todos os credos e entre todos os povos”.
Além disso, o texto afirmava também que as “famílias poderão, neste dia, enfeitar janelas e sacadas de suas casas comemorando o Dia Nacional de Ação de Graças e da Oração, bem como reunir-se em oração”.
A justificativa é que o “atualizar e incentivar da melhor forma, o Dia Nacional de Ação de Graças” e “incrementar os valores éticos e morais pela tolerância, pela não violência e pela fraternidade”.
Quando começou o Dia de Ação de Graças
Os colonizadores ingleses já chegaram na América com essa tradição, tanto que a primeira comemoração que se tem notícia foi celebrada em 1621.
Leia mais: 5 razões para ter amigos de oração
A tradição aponta que, o explorador espanhol Pedro Menéndez de Avilé convidou membros da tribo local Timucua para um jantar em St. Augustine, Flórida, após uma missa de agradecimento a Deus por uma viagem segura.
E em 4 de dezembro de 1619, colonos britânicos no rio James, na Virgínia, liderados pelo capitão inglês John Woodlief, leram uma proclamação que designava “um dia de ação de graças ao Deus Todo-Poderoso”.
Motivos para dar graças a Deus
O pastor Hernandes Dias Lopes entende a importância de darmos graças a Deus por tudo. Assista: