Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos traz dados ruins sobre doenças mentais que atingem a geração Z, formada por jovens que nasceram entre 1997 e 2002.
A Harmony Healthcare IT fez um estudo com 1.055 pessoas com idades entre 18 e 24 anos e entendeu que 70% deles sentiram que a pandemia de Covid-19 prejudicou sua saúde mental e 42% deles foram diagnosticados com problemas mentais.
As condições mais citadas foram ansiedade e depressão, relatadas por 90% e 78% dos entrevistados, respectivamente.
Outros problemas relatados foram Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH), transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) e transtorno obsessivo compulsivo (TOC) com 24%, 20% e 17%, respectivamente.
Apesar desses diagnósticos de doenças mentais, apenas um em cada cinco jovens fazem terapia e gastam em média quase 150 dólares com medicamentos.
Doenças mentais em jovens
Os entrevistados foram questionados sobre como eles classificariam a sua saúde mental e 31% deles a classificaram como ruim.
“Quando solicitados a descrever sua saúde mental durante o período de um mês, um em cada quatro relatou ter mais dias ruins do que bons”, observaram os pesquisadores. “Em média, a Geração Z relatou cerca de 10 dias difíceis de saúde mental no período de um mês”, completa o estudo.
Outro ponto interessante do estudo é que os jovens estão dispostos a falar sobre o assunto com outras pessoas e também para falar sobre sua própria condição de saúde.
O bom da pesquisa é que ela mostra que esse grupo também está cada vez mais interessado em cuidar da saúde mental no trabalho, tirando dias de folha e procurando métodos para melhorar a saúde mental.
Preocupação com o futuro
A mesma pesquisa entendeu que a preocupação com o futuro é o que mais causa doenças mentais dos entrevistados.
“A Geração Z está preocupada com o futuro. Quase 90% da Geração Z não sente que sua geração foi criada para o sucesso e 75% sente que tem uma desvantagem em comparação com outras gerações”, disse o relatório.
A questão econômica é o que mais pesa para os jovens norte-americanos. No geral, 89% da Geração Z estão preocupados com suas finanças pessoais e 70% estão preocupados com a economia.
Fé para vencer os desafios
Há estudos que mostram o quanto a fé ajuda a superar problemas e doenças mentais.
A pastor Virgínia Arruda tem uma oração que declara bênçãos para quem está enfrentando problemas nesta área. Ouça agora: