Afinal de contas, quando o assunto é futebol, Deus ouve as nossas orações sobre o nosso time do coração? E quanto à seleção? Orar pelo hexa é certo? Para o pastor Pedro Pamplona a resposta é simples: não!
Por que não devo orar por placar no futebol?
Líder na Igreja Batista Filadélfia de Fortaleza (CE), Pedro entende que esse não é um propósito legal de oração de um cristão.
“Essa é uma boa pergunta, mas eu não encheria a caixa de Deus com essas orações aqui. Tem coisa mais importante para gente orar na vida”, disse Pamplona, em vídeo publicado no canal do YouTube Dois Dedos de Teologia. O questionamento era se é certo orar pela vitória do Brasil na Copa do Catar.
Torcedor do Fortaleza, ele usou o exemplo do rebaixamento do Ceará no Campeonato Brasileiro:
“imagine aí se o torcedor do Fortaleza está aqui orando para o Ceará ser rebaixado. E o torcedor do Ceará está orando para o time escapar. Quem Deus vai responder? Seria quem tem mais torcedor ou quem está orando mais?”, pontuou.
“Enfim, deixo isso a cargo da soberania de Deus, da bondade e ruindade do seu tempo. Não gaste seu tempo orando por isso”, afirma.
A soberania de Deus
Apesar de não recomendar a oração para o time ou seleção ganhar, Pedro Pamplona admite que nada foge ao controle de Deus, inclusive o próprio futebol. Mesmo assim, o resultado da partida, já é outra história.
“Não que Deus não esteja envolvido nisso, porque Ele está envolvido em tudo, até nas folhas que caem. Mas providência e soberania… Deixa o futebol e a responsabilidade humana resolverem essas coisas”, completa.
A idolatria no futebol
Ainda sobre a discussão entre futebol e religião, o reverendo Hernandes Dias Lopes destaca o cuidado que o cristão deve ter em não cair também na idolatria a jogadores e astros do futebol.