A bola já está rolando na Copa do Mundo do Catar, que recebe, pela primeira vez na história, o maior evento do futebol mundial. o que poucos sabem, no entanto, é que o país do Oriente Médio está entre os que mais perseguem cristãos em todo o mundo.
Segundo a organização missionária Portas Abertas, o país catariano foi um dos que mais subiu na Lista Mundial da Perseguição 2022. Instituição organiza e publica o documento anualmente e enumera os 50 países do mundo mais perigosos para quem é cristão.
De acordo com a lista, o Catar é marcado por opressão islâmica contra os cristãos. Recentemente, a nação foi marcada pelo aumento da perseguição e pressão sobre a comunidade cristã local, que é considerada pequena.
Outros países hostis aos cristãos que também estão na Copa
Em seguida, ainda com base na lista da Portas Abertas, outras outras seis nações que fazem parte do ranking também estão na disputa da Copa do Mundo do Catar. São elas:
- Irã – 9º lugar
- Arábia Saudita – 11º lugar
- Marrocos – 27º lugar
- Tunísia – 35º lugar
- México – 43º lugar
- Camarões – 44º lugar
Aliás, para entender melhor o contexto, a Portas Abertas lançou um guia que irá ajudar a colocar esses países em oração.
Uma grande seara
Para os líderes cristãos locais, no entanto, a realização da Copa do Mundo no Catar é uma oportunidade para expandir o cristianismo no país.
“Sediar a Copa do Mundo é um grande risco para países fechados como o Catar. Esse tipo de evento evidencia as violações de direitos humanos e o contato com outras nações permite o vislumbre de uma nova realidade”, disse um líder cristão durante entrevista sobre o evento esportivo.
Sobre a perseguição aos cristãos
A perseguição aos adeptos do cristianismo é algo presente desde os primórdios da igreja. Assim, para conhecer um pouco mais sobre o tema, você pode conferir o bate-papo entre os pastores Hernandes Dias Lopes e Jeremias Pereira.