De acordo com um novo estudo, nos momentos antes da morte, vemos uma espécie de filme com tudo que passamos. A ciência conseguiu provar essa tese por conta de um acidente.
Se acordo com uma publicação na revista científica “Frontiers in Aging Neuroscience”, de fevereiro deste ano, foi possível identificar esse “filme” durante o monitoramento de um idoso.
Aos 87 anos, o homem apresentava um quadro de epilepsia e um grupo de pesquisadores o acompanhavam através de um eletroencefalografia contínua (EEG) que tinha como objetivo monitorar convulsões e outros comportamentos do cérebro.
O que eles não esperavam era que durante o procedimento, o idoso teria um ataque cardíaco, vindo a óbito.
Foi então que foi possível identificar, pela primeira vez, a atividade cerebral no momento da morte.
A vida vira mesmo um filme na hora da morte?
O equipamento mostrou que nos últimos 30 segundos antes do ataque cardíaco e nos 30 segundos posteriores à morte do paciente uma espécie de sonho.
As ondas identificadas também mostraram memórias. Ou seja, o paciente estava se lembrando da sua vida.
Um dos participantes da pesquisa, o neurocirurgião Ajmal Zemmar, explicou que os sinais indicam que possivelmente o cérebro estava reproduzindo um “filme” na mente do paciente.
Eles perceberam oscilações neurais do tipo gama (que tem funções cognitivas como memória, sonho e concentração). Mas, havia também uma alta atividade cerebral, que foi percebida também nas oscilações delta, teta, alfa e beta. Mesmo sendo publicada este ano, os dados da pesquisa são de 2016.
Ao comentar sobre a descoberta, o neurocirurgião comenta que se trata de algo “místico” e “espiritual” e que ele espera poder registrar mais casos assim para fazer comparações.
Certeza da salvação
A Bíblia não traz detalhes sobre estes momentos finais, mas pastor Hernandes Dias Lopes tem um vídeo onde ele fala sobre a hora da morte e a importância da salvação. Assista:
1 comentário
muito bom