Durante o 3º Congresso Brasileiro de Direito Religioso, que aconteceu no começo de novembro na Universidade Mackenzie, em São Paulo, foi discutida a relação entre a liberdade religiosa e o sucesso na economia de um país.
Participaram deste evento políticos, líderes religiosos, juristas, membros da sociedade civil e economistas.
Um dos participantes do debate foi o ex-prefeito do Rio de Janeiro e Bispo da Igreja Universal Marcelo Crivella que comparou a relação econômica da Suíça com a questão religiosa.
Segundo ele, o governo suíço consegue garantir todas as liberdades e direitos aos seus cidadãos e isso é a chave para que eles sejam uma potência econômica.
Leia mais: O que o sermão da montanha pode nos ensinar hoje?
“[A Suíça] é um lugar em que as pessoas já nascem em um estado de bem-estar social. Tem lugar para estudar, para ser tratada, tem direito à saúde, tem a posse e herança da família, crença em sua existência, deixam as coisas para seus herdeiros… É a Suíça”, comentou Crivella.
Sucesso na economia e investimentos
Foi ele também que fez a ligação entre a liberdade religiosa e o sucesso da economia.
“Por que a Suíça se tornou esse modelo? Porque, na época de Calvino, ele dizia: ‘Olha, dizem que é pecado você emprestar dinheiro e cobrar juros. Mas, se você pegar dinheiro emprestado para ganhar mais dinheiro, é justo desde que você pague por isso’. É como se fosse um sócio que te empresta, de tal maneira que os grandes bancos do mundo fizessem as suas sedes lá”, explica.
O princípio bíblico ensinado por João Calvino, um dos principais líderes protestantes que o mundo já teve, faz parte da história suíça que teve grandes resultados positivos.
O ex-prefeito também fala que por não se envolver em guerras, a Suíça pode investir em ciência e medicina “e se tornou um exemplo de que a liberdade religiosa pode construir grandes vantagens econômicas”.
Leia mais: O que a Bíblia diz sobre quem deve e não paga?
Participaram dessa conversa também nomes importantes do cenário jurídico e político, como o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), que defendeu a democracia.
“Uma democracia sem valores é uma sociedade onde o ser humano se desumaniza, e isso não é reconhecido como bom”.
Pastor dá lição bíblica para prosperar
O pastor Hernandes Dias Lopes fala sobre uma das maiores histórias de sucesso da Bíblia que é a reconstrução de Jerusalém liderada por Neemias.
Ele fala sobre como os ajudantes de Neemias estavam envolvidos em trabalhar para terminar aquela obra.
“Saiba apreciar as grandes e as pequenas coisas”, ensina o pastor para pessoas que desejam ter sucesso. Assista: