Estamos às vésperas de começar mais uma Copa do Mundo. Neste domingo, 20, a edição do Catar terá início, e o Brasil vai, novamente, em busca do hexacampeonato. Mas tem uma pergunta que muitos crentes se fazem: faltar de culto para assistir futebol é pecado?
Para o reverendo Hernandes Dias Lopes, da Igreja Presbiteriana de Pinheiros, a resposta é simples: sim!
Vai faltar ao culto de domingo por causa da Copa do Mundo? Atenção!
Com algumas partidas sendo disputadas aos domingos, Dias Lopes não concorda com a escolha de optar ficar em casa para assistir a partidas de futebol. Para ele, o verdadeiro cristão entende que o domingo é o dia consagrado ao Senhor.
“Eu acho que deve ter problema. Não estou dizendo que um crente perde a salvação por deixar de ir à igreja para assistir a um jogo de futebol ou ficar de boa, em casa”, afirma. “A Bíblia diz assim: ‘todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convém'”, ressalta.
Para o pastor, a questão é um pouco mais profunda: “Estamos vivendo uma época em que a igreja está se secularizando, deixando de pensar biblicamente para ser influenciada pelo pensamento do mundo. Dizem: ‘Não tem nada a ver'”, aponta.
Domingo é dia do futebol? Não. É do Senhor!
Para Hernandes Dias Lopes, o cristão não deve priorizar o futebol se, para isso, tenha que deixar de lado o tempo de culto e louvor a Deus, em congregação.
“Se você for examinar detidamente o que é a guarda e observação do Dia do Senhor, o descanso, que você deve se voltar ao seu Criador, seu Redentor, para adorar a Deus, se deleitar em Deus. Então, um crente maduro, que está tentando buscar fazer a vontade de Deus, não vai querer faltar ao culto. Não por um legalismo pesado ou imposição. Ele não vai querer trocar o melhor por aquilo que pode ser até agradável. Ele não vai trocar o culto de celebração a Deus para ir a um estádio de futebol, por exemplo”, disse.
“Eu gosto de futebol, acompanho, tenho meu time de preferência. Mas o meu prazer, de fato, é estar na presença de Deus. É na presença de Deus que tem plenitude de alegria, regozijo pleno e maiúsculo”, argumenta.
O Reino em primeiro lugar
Hernandes Dias Lopes entende que a questão é um pouco mais profunda. Para ele, aliás, o cristão precisa observar o que, de fato, está ocupando sua mente e coração.
“Agindo assim, o crente está invertendo suas prioridades. Está deixando de buscar as primeiras coisas. Está deixando de usufruir do melhor de Deus daquele dia, que é consagrado a Deus para o serviço e adoração ao Deus todo poderoso”, exorta.
“Ele pode ir (ao estádio ou assistir ao jogo em casa)? Claro. Mas também pode não ir e buscar, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua Justiça. Penso que é dessa maneira que um crente cheio do Espírito Santo agiria no dia do Senhor e durante toda a sua caminhada”, conclui.