O uso de antidepressivos aumentou quase duas vezes e meia entre 2000 e 2020 em 18 países europeus, segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
De acordo com o documento, Islândia, Portugal e Reino Unido lideram o rank, são as nações que mais se valem de substâncias para vencer a depressão.
Portugal tem subido de forma rápida nesta pesquisa, antes em quarto lugar, o país europeu foi para o terceiro e agora está em segundo lugar.
Entre os anos de 2000 e 2013, por exemplo, os portugueses tiveram o consumo de antidepressivos diários triplicar. Atualmente, 131 portugueses, a cada mil, são medicados contra a depressão.
A Islândia está em primeiro lugar. O terceiro país mais feliz do mundo tem 153 dependentes de antidepressivos a cada mil habitantes.
O Reino Unido está em terceiro lugar com 108 pessoas a cada mil. Seguido pela Suécia, com 105 pessoas a cada mil.
A lista fica completa com Espanha, Bélgica, Finlândia, Dinamarca, Grécia, Hungria, República Tcheca, Eslováquia e Estônia.
Os números são referentes à dose diária definida (DDD), isso é, pacientes que são medicados todos os dias.
Aumento de antidepressivos impacta o mundo
Os dados da OCDE também mostram um aumento dramático na ansiedade e na depressão durante a pandemia de COVID-19.
Segundo a instituição, consumo médio de antidepressivos em 18 países europeus foi de 30,5 DDD por 1.000 pessoas por dia em 2000, subindo para 75,3 DDD em 2020, um aumento de 147%.
A República Tcheca registrou o maior aumento com 577%, enquanto aumentou apenas 38% na França, tornando-se a variação mais baixa nesses países entre 2000 e 2020, embora de um nível relativamente alto.
A depressão aumentou
No primeiro ano da pandemia de covid-19, a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou cerca 25%, de acordo com estimativa da Organização Mundial da Saúde.
Sendo assim, o aumento do número de antidepressivos se torna natural.
A fé tem servido como ferramenta para enfrentar o problema, o pastor Joseph Prince tem uma mensagem sobre este assunto. Assista: