O pastor Márcio Valadão, 74 anos, líder da Igreja Batista da Lagoinha, preocupou seus seguidores esta semana ao fazer uma live e pedir oração por ter recebido o diagnóstico de Alzheimer.
A doença degenerativa é comum em idosos, e os esquecimentos são algumas de suas características.
“Ore por mim, pela minha esposa, nós dois estamos passando por momentos delicados de saúde. Eu estou com Alzheimer. Eu faço essa live e depois esqueço, mas quando eu sento aqui, eu posso ficar uma hora falando, porque o Espírito Santo me faz lembrar”, disse.
Leia mais: Pastor André Valadão tem contas removidas nas redes sociais
Horas depois, o vídeo foi excluído e a pastora Ana Paula Valadão revelou que ele usou a palavra “Alzheimer” para se referir ao esquecimento, mas que este não é o diagnóstico médico.
“Meu pai não foi diagnosticado com Alzheimer. Ele tem envelhecimento normal do cérebro que pode causa esquecimento. Apenas isso”, disse ela.
O que é Alzheimer?
A doença de Alzheimer provoca uma progressiva deterioração das funções cerebrais, como perda de memória, da linguagem, das habilidades espaciais e autonomia
Segundo a Associação Internacional de Alzheimer (ADI), o número de pessoas com a condição deve atingir 75 milhões em todo o mundo em 2030.
É importante esclarecer alguns pontos sobre esta doença. Primeiramente, Alzheimer e demência não são a mesma coisa.
A demência é uma síndrome onde uma pessoa não pensa tão bem quanto antes e passa, dessa forma, a ter dificuldades espaciais, de concentração e atenção.
Leia mais: Estudo sugere que a religião é boa para a saúde mental dos jovens
Quando falamos sobre possíveis causas da demência uma dessas doenças é o Alzheimer, sendo uma doença que afeta as proteínas do cérebro TAU e amiloide que causam a demência.
Outro ponto importante que precisamos pensar é que a doença não é a única causa de demência, ela também pode ser causada por um AVC , tumores, hidrocefalia e uma variedade de causas que contribuem para o aparecimento dessa síndrome.
Pastor fala sobre envelhecimento
O Alzheimer é uma doença comum entre os mais velhos. Assim, podemos diz que a velhice é um grande desafio da vida. O reverendo Hernandes Dias Lopes, por sua vez, tem um vídeo falando exatamente sobre o envelhecimento. Assista:
1 comentário
Sem entrar no caso concreto, fato é que muitas igrejas neopentecostais escondem as enfermidades e fraquezas de seus líderes porque entendem a exposição como um anti marketing. Sinceramente, quando nos deparamos com a nossa própria humanidade limitada, crescemos e ainda edificamos a vida do próximo. Se Deus curasse a todos os doentes, impedindo que certos males atingissem seus filhos, qual seria a qualidade das nossas experiências?! Lógico que ninguém quer ver o pai ou a mãe sofrendo de demência senil. Porém, se algo assim acontece, o aprendizado disso é cuidar do familiar e mostrar para a comunidade que podemos assistir essas pessoas da maneira mais digna dentro do nosso alcance.