Você é cristão e tem dificuldades de se livrar do hábito de falar os chamados palavrões? O que a Bíblia tem a dizer sobre isso? Os pastores Hernandes Dias Lopes e Jeremias Pereira se reuniram para comentar o assunto.
Falar palavrão é pecado?
Para começar, os pastores destacam que essa não é uma prática que o crente deve ter. É preciso entender que não é algo inofensivo, mas sim nocivo para quem foi regenerado por Jesus Cristo.
“Esse é um hábito perigosíssimo. Um vício para alguns. Parece que a nossa cultura está cada vez mais se degradando. Se você não falar um palavrão, está fora do contexto. Não consegue se comunicar direito. Nas redes sociais, então, nem se fala”, disse o reverendo Hernandes Dias Lopes. “Estamos perdendo a sensibilidade com o palavrão”, acrescenta.
O que diz a Bíblia sobre o Palavrão
Em seguida, para explicar melhor sobre os palavrões à luz da Palavra de Deus, Hernandes Dias Lopes cita o texto a seguir, do apóstolo Paulo:
“Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem”. (Efésios 4:29)
Além disso, podemos falar, por exemplo, nos seguintes versículos:
“Não haja obscenidade, nem conversas tolas, nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ações de graças.” (Efésios 5:4)
“Quem guarda a sua boca
guarda a sua vida,
mas quem fala demais acaba se arruinando.”
(Provérbios 13:3)
Como se livrar desse hábito
O pastor Jeremias Pereira destaca que já sofreu bastante com essa prática de falar palavrão e ainda se policia para não cair nessa tentação.
“Tem que trabalhar primeiro o coração. (…) É preciso trabalhar com a memorização da gratidão e com a verdade”, explicou Jeremias. “É preciso que você treine no caminho da verdade e da justiça de Deus”, acrescenta.
O pastor Hernandes Dias Lopes completa a fala do colega e ressalta a importância do poder do Espírito Santo para regenerar o nosso falar.
“Não dá pra lidar com isso se você não estiver cheio do Espírito Santo. Quando você está, de fato, cheio do Espírito Santo, daí que vai jorrando a adoração e a gratidão, como diz o texto de Efésios”, completa.
Assista ao bate-papo completo a seguir: