Muitas profecias sobre as eleições erraram nos últimos meses com o resultado das urnas no segundo turno, realizado em 30 de outubro, ficou decretado a vitória de um candidato que não recebeu tais revelações.
Entre as muitas profecias que vimos ao longo do período eleitoral temos a do pastor Benny Hinn que enviou uma mensagem para o presidente Jair Bolsonaro dizendo que ele seria eleito.
O polêmico pastor canadense se encontrou com o apóstolo Agenor Duque, da Igreja Plenitude do Trono de Deus, e declarou que a vitória de Bolsonaro viria.
“Vou falar agora com o presidente do Brasil. Não é por eleição, ou sobre talento. O trabalho de Deus está feito para o presidente do Brasil. Não é sobre mente, não é sobre poder, mas o Espírito. A sua vitória vai vir”, declarou.
Leia mais: Qual é a relação entre a guerra da Rússia e as profecias?
Essa não foi a única profecia sobre a vitória de Bolsonaro contra Lula nas eleições presidenciais.
Outros pastores e pastoras de diversas denominações enviaram mensagens parecidas declarando que o atual presidente seria reeleito.
Afinal, a profecia pode falhar? Ainda existem profecias nos dias atuais?
O que é profecia?
A palavra profecia vem de “prophéteia”, que significa “o dom de comunicar e reforçar a verdade revelada”.
Nos tempos bíblicos, Deus falava através de profetas escolhidos a dedo que entregavam Suas mensagens ao povo.
A profecia assume duas formas: ela pode explicar o presente ou prever o futuro.
A previsão pode atingir os mesmos propósitos, mas tem a ver com algo que acontecerá no futuro. Seja preditiva ou prescritiva, a profecia sempre dá glória a Deus, não ao profeta ou a qualquer outra pessoa.
Profecias podem errar?
“Se um profeta fala em nome do Senhor, mas a coisa não acontece ou se confirma, é uma palavra que o Senhor não falou”, diz o Dr. Craig Keener que é acadêmico norte-americano, Pastor Batista, teólogo arminiano e professor de Novo Testamento no Asbury Theological Seminary.
Leia mais: 7 formas de identificar falsos profetas
“As profecias nas congregações locais devem ser avaliadas, mas um profeta que profetiza erroneamente em grande escala nacional parece ser no máximo uma exceção no Antigo Testamento”, ensina ele.
Portanto, Keener considera que, embora um erro nem sempre faça de uma pessoa um falso profeta que profetiza rebelião contra Deus, ainda é um negócio sério.
“A verdadeira profecia é sobre honrar a Deus e revelar seu coração”.
Em igrejas calvinistas como a Igreja Presbiteriana, os dons de profecias não são para os dias atuais.
O pastor Hernandes Dias Lopes acredita que Deus não traz mais novas revelações e que todas elas estão contidas nas Escrituras.
Para ele, não devemos correr atrás de profetas e profecias, mas buscar as respostas na Bíblia.
Assista:
4 Comentários
Além de mentiroso…fofoqueiro….rssss
Errar é humano. O líder que errou a profecia deve ser perdoado. Também deve renunciar ao seu ministério e procurar outra coisa pra fazer na vida. Também deve receber o atestado de falso profeta.
Calma, não julguem o Pastor Benny Hin pois ainda é possível se cumprir a profecia proferida por ele, vamos aguardar. Para Deus tudo é possível.
Os evangélicos gostam da mamata.Gostam do cascalho.