O cristianismo tem perdido força no Ocidente, com parte da Europa e os Estados Unidos se tornando cada vez mais secular. A pergunta que fica é: qual será o futuro da religião?
Segundo a pesquisadora Gina Zurlo, do Estudo do Cristianismo Global, o futuro da fé cristã será feminino e africano.
Ela se vale dos dados de que a religião tem crescido nos países africanos e tem conquistado principalmente as mulheres.
“Eu pesquiso mulheres no cristianismo global e frequentemente me perguntam qual porcentagem da religião é feminina. A resposta curta é 52%”, diz ela em um artigo publicado no site The Conversation.
Leia mais: Cristãos celebram 505 anos da Reforma Protestante
Como mulher e mãe de menina, a pesquisadora resolveu estudar mais sobre o papel da mulher no futuro da crença que é hoje uma das cinco maiores religiões do mundo em número de adeptos.
“Minha pesquisa atual está ilustrando que as mulheres são a maioria da igreja em quase todos os lugares do mundo , e que seu futuro está prestes a ser moldado pelas mulheres africanas, em particular”, explica.
A África tem despertado para o cristianismo
De acordo com Gina, o cristianismo continua sua mudança demográfica para o sul global.
A maior prova disso são os dados: Em 1900, 18% dos cristãos do mundo viviam na Ásia, África, América Latina e Oceania. Hoje esse número é de 67% e, em 2050, a projeção é de 77%.
Outro dado interessante é que a África abriga 27% dos cristãos do mundo, a maior parcela do mundo, e em 2050, esse número provavelmente será de 39%.
Leia mais: 5 razões para ter amigos de oração
A pesquisadora faz questão de citar que as mulheres têm sido uma parte crucial dessa mudança, pois há mais representantes do catolicismo atuando na África sendo mulheres, do que padres.
Em seu estudo, Gina pode perceber que as mulheres africanas vivem no centro da história e continuarão a fazê-lo como curandeiras, evangelistas, mães e sendo o coração de suas igrejas.
Pastora fala do ministério feminino
Ser cristã e ter um ministério vai além de ter um microfone na mão ou cargo de liderança. As mulheres influenciam em todos os setores e podem contribuir para a expansão do cristianismo.
Assista essa pregação da pastora Helena Tannure que fala sobre o ministério da mulher.