Milhões de jovens cristãos que cresceram na igreja abandonam a fé à medida que transitam para a idade adulta.
Pesquisas feitas nos Estados Unidos mostram que a maioria dos adolescentes que estão na igreja hoje, desistirão da prática religiosa nos próximos anos.
O estudo da Lifeway Research, divulgado em 2019, mostra que 66% dos jovens adultos americanos que frequentavam uma igreja protestante regularmente por pelo menos um ano na adolescência dizem que também desistiram por pelo menos um ano entre as idades de 18 e 22 anos.
Apenas 30% dos entrevistados disseram que continuam frequentando a igreja e que o fazem com frequência de duas vezes ou mais por mês.
Segundo o estudo, a taxa de abandono para adultos jovens acelera com a idade.
Leia mais: 5 razões para ter amigos de oração
“À medida que esses adolescentes chegam ao final da adolescência, mesmo aqueles com histórico de frequência regular à igreja são afastados à medida que ganham maior independência, uma carteira de motorista ou um emprego”, comenta Scott McConnell, diretor executivo da Lifeway Research.
Por que os jovens cristãos deixam a igreja?
Uma pesquisa sobre o assunto feita pelo Barna Group resolveu entender o que faz com que os jovens cristãos abandonem a igreja e encontrou pelo menos seis razões.
Confira:
1- Desejam se conectar com o mundo
Para um quarto dos jovens de 18 a 29 anos que deixaram a igreja, “os cristãos demonizam tudo fora da igreja”.
Eles desejam que a fé em Cristo se conecte ao mundo em que vivem. “No entanto, grande parte de sua experiência do cristianismo parece sufocante, baseada no medo e avessa ao risco”, diz a pesquisa.
2- Experiência superficial
Mesmo sendo jovens cristãos que cresceram na igreja, quando chegam na fase adulta a religiosidade superficial não tem raízes que os mantenham firmes na fé.
Um terço disse que “a igreja é chata”. Um quarto desses jovens adultos disse que “a fé não é relevante para minha carreira ou interesses”.
3- Cristianismo e ciência
Uma das razões pelas quais os jovens adultos se sentem desconectados da igreja ou da fé é a tensão que sentem entre o cristianismo e a ciência.
Esse fator é comum entre os jovens que chegam na faculdade para cursos de exatas. Três em cada dez jovens adultos com formação cristã sentem que “as igrejas estão fora de sintonia com o mundo científico em que vivemos”.
Leia mais: Estudo sugere que a religião é boa para a saúde mental dos jovens
4- Sexualidade
As questões ligadas à sexualidade é um dos motivos que afasta os jovens cristãos da igreja à medida que vão amadurecendo.
Um sexto dos jovens cristãos (17%) disse que “cometeram erros sexuais e se sentiram julgados na igreja por causa deles”.
5- Querem ser amigos do mundo
Três em cada dez jovens cristãos (29%) disseram que “as igrejas têm medo das crenças de outras religiões” e uma proporção idêntica sentiu que são “forçadas a escolher entre minha fé e meus amigos”.
A pesquisa diz também que um quinto dos jovens adultos com formação cristã disse que “a igreja é como um clube de campo, apenas para iniciados”.
6- Não encontram mais sentido na fé
O último ponto sobre os jovens cristãos que deixaram a fé quando cresceram é que muitos não veem sentido mais na religião e suas dúvidas sobre o assunto não são respondidas.
Algumas das percepções a esse respeito incluem não ser capaz de “fazer as perguntas mais urgentes da minha vida na igreja” (36%) e ter “dúvidas intelectuais significativas sobre minha fé” (23%).
Pastor chama para voltar à fé
O pastor Hernandes Dias Lopes tem uma ministração sobre os filhos que saíram da casa do Pai para viver no mundo e agora querem voltar. Assista: