Passadas as eleições presidenciais, e a derrota de Jair Bolsonaro (PL) para Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pastores aliados do candidato derrotado já se manifestaram e, inclusive, oraram pelo petista.
Bolsonarista, pastor Silas Malafaia ora por vencedores nas eleições
É o caso, por exemplo, de Silas Malafaia. Após fazer campanha ferrenha por Bolsonaro, o líder religioso lembrou que os cristãos devem orar pelas autoridades estabelecidas por Deus, como diz o apóstolo Paulo, em sua carta aos Romanos.
“Como eu disse aqui na igreja, a vontade do povo se estabelece, e o povo que vota, que faz escolha, é responsável por suas consequências. Só isso. A igreja vai marchar triunfante”, disse.
“Qual é o meu papel? Orar pelo presidente que foi eleito. Nós temos que orar pela autoridade constituída”, completa.
Em seguida, ele pediu uma bênção sobre Lula, sobre governadores, sobre senadores, sobre deputados.
Malafaia ainda lembrou que, mesmo depois das eleições de 2014, quando Dilma Rousseff venceu o então candidato Aécio Neves, também em uma disputa acirrada, ele orou pela petista. Além disso, lembrou que intercedeu por ela, na véspera do impeachment, em 2016.
Crítica aos “isentões”
Mesmo com esse discurso, o bolsonarista não deixou de criticar pastores de outras igrejas que, segundo ele, se omitiram e foram determinantes para a derrota de Bolsonaro.
Pastor Marco Feliciano elogia discurso de Lula
Quem também foi oposição a Lula, mas orou pelo presidente eleito, foi Marco Feliciano. O pastor foi ainda mais longe e elogiou o discurso de Luiz Inácio, logo após a vitória.
“Vi o discurso de Lula. Começou agradecendo a Deus. Falou de Deus em vários momentos. Reafirmou compromisso pela liberdade religiosa, evitou temas que causam divergências com o segmento evangélico e terminou agradecendo a Deus. Aprendeu a nos respeitar? Tenho dúvidas. O tempo dirá”, disse.
Claudio Duarte ora para que novo Governo dê certo
Já o pastor Cláudio Duarte, outro apoiador de Bolsonaro, admitiu a tristeza com a derrota do atual presidente, mas também mostrou confiança de que o PT poderá fazer um bom governo.
“Obviamente que não tô alegre com isso (a derrota), mas se dizer que estou entristecido, não mudo nada. (…) Vem aí o melhor Governo que a esquerda já fez!”.
O papel da igreja e as autoridades políticas
A seguir, você também pode conferir uma pregação do reverendo Hernandes Dias Lopes, que lembra exatamente o papel político que a Igreja deve ter na sociedade.