Circula pelas redes sociais o vídeo em que uma menina de apenas 6 anos é batizada no Rio Jordão, em Israel, por sua avó, que é pastora. Emocionada, a criança comemora poder reafirmar sua fé em Jesus.
Olívia Maoli é conhecida por fazer vídeos engraçados nas redes sociais, por isso sua história repercutiu tanto.
“Desde que conversamos sobre vir a Israel, a Oli disse que queria se batizar com a vovó onde Jesus se batizou”, explicou a mãe da pequena, Milena Reinert.
A criança se sentiu preparada e entendeu a explicação dada por sua mãe sobre a experiência. “Explicamos que basta ter consciência de quem é Jesus, crer de todo coração e desejar seguir os passos dele”.
Leia mais: Como ensinar os valores cristãos para crianças
Após o batismo, ela declarou: “É muito emocionante se batizar onde Jesus se batizou. A Bíblia diz que aquele que crer e for batizado será salvo. Então, foi por isso que eu me batize”.
Batismo infantil não é aceito na igreja evangélica
Mas além dos elogios e das pessoas igualmente emocionadas com a experiência de Oli, muitos internautas criticaram o ato, pois para os evangélicos as crianças não devem ser batizadas.
As igrejas evangélicas não reconhecem o batismo infantil. O principal motivo seria o fato de que as crianças não consegue ter entendimento do que arrependimento.
Mas não é só isso. Existe uma série de debates teológicos que justicam o fato de que, para as igrejas protestantes, batizar crianças é um ato inválido diante de Deus.
Em linhas gerais, a explicação é que apenas pessoas que confessam seus pecados e professam a fé em Jesus devem ser batizadas.
Aliás, para que haja arrependimento, as pessoas precisam primeiramente ter consciência de que erram e que precisam do perdão de Deus.
Sendo assim, o batismo de crianças é evitado porque os pequenos não são capazes de manter e expressar suas convicções.
Batizado de crianças em igrejas
Luteranos, Anglicanos, Metodistas e até igrejas reformadas aceitam o batismo de crianças, assim como faz a Igreja Católica Apostólica Romana.
Nesses casos, geralmente são bebês que passam por um pequeno tanque batismal.
Leia mais: O que a Bíblia diz sobre falar em línguas?
Nas demais igrejas, o comum é que essas crianças pequenas sejam apresentadas a Deus. Nesses casos, elas são abençoadas enquanto que os pais declaram que estão dispostos a ensiná-las nos caminhos do Senhor.
Pastor comenta sobre arrependimento
A seguir, você pode assistir uma mensagem do pastor Cláudio Duarte sobre batismo e arrependimento.