As fake news e a desinformação também estão chegando nas igrejas através das redes sociais e o compartilhamento irrestrito de mensagens criadas para aparentar ser verdadeiras, mas que não são.
As notícias falsas são hoje uma preocupação global e não estão relacionadas apenas a mensagens de cunho político, como pode também ter inúmeros interesses.
Mesmo que você tome cuidados de tal forma que consiga bloquear o recebimento de mensagens duvidosas, as pessoas do seu lado podem não ter este mesmo cuidado e, na conversa pessoal, você acaba absorvendo este tipo de mensagem.
Leia mais: 5 razões para ter amigos de oração
Sendo assim, é preciso ficar atento para impedir que a sua vida seja baseada através de ideias que foram fabricadas já com o objetivo de prejudicar o debate público.
Formas de impedir que as fake news cheguem na igreja
1- Saia da sua bolha
Conversar com pessoas com visões de mundo diferentes da sua pode te ajudar a entender melhor como as informações estão circulando.
Nas mídias sociais, isso significa seguir pessoas ou organizações com as quais você discorda e estar pronto para se envolver com o que elas estão dizendo.
2- Não compartilhe antes de ler
Recebeu uma mensagem que te interessou e você quer correr para compartilhar com outras pessoas? Não faça isso!
Tire alguns minutos para pensar sobre o que você acabou de ler ou ouvir. Pergunte a si mesmo: isso é de uma fonte de notícias confiável?
Mas atenção: nem todos os meios de comunicação famosos são confiáveis nos dias de hoje, isso quer dizer que “nome da emissora” não significa que seja verdade.
3- Evite teorias da conspiração
Quantos políticos vocês conheceram que foram chamados de anticristo em profecias vazias?
Os cristãos não estão imunes a se interessar por teorias da conspiração a pandemia de covid-19 nos provou isso.
Em outras palavras, cuidado com ideias de outro mundo que trazem grandes problemas ou grandes soluções, você pode estar se envolvendo com fake news.
Leia mais: 666: Você sabe o que é o número da besta?
4- Apoie o jornalismo independente
No Brasil há muitos projetos de jornalismo independente. Inclusive de jornalismo cristão.
As organizações de notícias estão sob pressão de material gratuito oferecido na internet de fontes não confiáveis. Para que o jornalismo independente sobreviva, o apoio financeiro dos leitores é muito importante.
5- Se posicione contra a desinformação
As igrejas precisam lutar contra as fake news e é possível fazer isso de uma forma institucional.
Criando quadros de alertas na igreja, nos grupos e redes sociais.
Ao notar que uma mensagem falsa está circulando entre os membros, o pastor pode até mesmo vir a público se pronunciar e esclarecer o que está acontecendo de verdade.
Orientação do pastor Hernandes Dias Lopes
O pastor Hernandes Dias Lopes faz uma comparação entre o poder de persuasão de algumas pessoas para influenciá-las para o mal ou para o bem.
As fake news devem ser combatidas pela igreja exatamente pelo poder de trazer destruição. Assista: