O ministério feminino no Brasil é muito forte, tanto é que encontramos mulheres pregadoras do Evangelho em denominações de todos os tipos, das tradicionais, até pentecostais e neopentecostais.
Há alguns dias, o seminário teológico da Convenção Batista do Sul (SBC), nos Estados Unidos, manteve a decisão de que as mulheres não podem exercer a função eclesiástica de pastoras, mesmo podendo se formar no seminário.
Leia mais: Mulher viraliza nas redes sociais por ter um chip na mão
Em nosso país, algumas denominações tradicionais como Igreja Batista, Igreja Presbiteriana, entre outras também não permitem que as mulheres sejam chamadas de pastora, mas aceitam missionárias, obreiras, diaconisas, entre outros termos.
Apesar disso, as igrejas neopentecostais seguem expandindo o ministério da mulher, tanto que encontramos registros de mulheres pregadoras desde a chegada dos missionários suecos no Brasil, em 1914, quando surgiu a Igreja Assembleia de Deus.
Conheça as pregadoras mais famosas da atualidade
Deus continua levantando mulheres para Sua Obra e uma nova geração de líderes femininas têm surgido e sendo levadas para os confins da Terra.
Quem se destaca no meio evangélico atualmente é a pastora Talitha Pereira, da Igreja do Amor, que através de suas pregações e do livro “Deixe-me Apresentar Você: Descubra Sua Verdadeira Identidade” tem atraído uma multidão de pessoas. São mais de 2,5 milhões seguidores no Instagram e convites para ministra em igrejas de todo o país e também no exterior.
Camila Barros não tem título de pastora, mas é um dos nomes mais convidados para ministrar em congressos e eventos pentecostais. Também com mais de 2,5 milhões de seguidores no Instagram, ela mantém um ministério consolidado e respeitado por diferentes denominações.
Leia mais: Devocional: Como orar pelo marido não convertido
Outra mulher na nova geração de pregadoras que tem se destacado é Alexandra Abrantes, esposa do cantor Rodolfo Abrantes. Ela tem participado de eventos em várias denominações, dando foco para ministração de mulheres. Pelas redes sociais ela também atrai um público fiel que ultrapassa a marca de 1,1 milhão de seguidores apenas no Instagram.
Outro nome que se destaca entre as pregadoras da atualidade é a missionária Raquel Lima, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC), uma das poucas mulheres negras a terem destaque nos grandes eventos e conferências.
Helena Tannure fala do papel da mulher
A pastora Helena Tannure tem uma visão interessante sobre o papel da mulher na igreja. Ela acredita que elas farão parte de um grande exército que irão trazer o grande avivamento.
Assista: