Muitas pessoas não se dão conta do poder que as palavras negativas podem ter para destruir a vida de quem as ouve. Neste devocional, queremos te encorajar, por meio da Bíblia, a superar qualquer ofensa, xingamento ou fala que tem te atormentado.
Palavras que machucam
A Palavra de Deus é muito clara em relação ao poder que a língua tem, seja para edificar ou mesmo para destruir.
Basta olharmos, por exemplo, para o que diz o texto em Provérbios:
“Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura”. (Provérbios 12:18)
É interessante notar, no entanto, que, ao mesmo tempo que a língua pode ferir, também pode curar.
Às vezes, as palavras negativas que você ouviu foram ditas por alguém que você tanto ama, como seus pais, cônjuge, filhos ou algum amigo ou amiga.
O mais importante, porém, é entender que você não precisa acreditar em tudo o que os outros falam a seu respeito. Pode ser que aquilo foi dito em um momento de ira, sem a devida reflexão. E, mesmo assim, a Bíblia nos mostra que devemos pesar tudo o que chega até nós e passar pelo crivo do que Deus fala a nosso respeito.
Além disso, mesmo que você tenha sido ofendido, o Senhor é quem fará o devido juízo.
Basta olhar, por exemplo, para alguns versículos que mostram esse ensinamento:
“O insensato revela de imediato o seu aborrecimento, mas o homem prudente ignora o insulto”. (Provérbios 12:16)
‘Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça”. (1 Pedro 2:23)
“Não responda ao insensato com igual insensatez, do contrário você se igualará a ele”. (Provérbios 26:4)
Seja pacificador(a)
Mais do que isso, a Bíblia nos convoca a agir como Jesus Cristo, que nos ensinou a sermos pacificadores, inclusive diante de insultos:
“Não retribuam mal com mal, nem insulto com insulto; ao contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança”. (1 Pedro 3:9)
Portanto, busquem sempre em Deus o consolo e alívio para qualquer ofensa recebida. Creia no poder restaurador do Senhor, assim como em sua Justiça e descanse nEle.