As eleições presidenciais deste ano dividiram as igrejas evangélicas e briga política atingiu a música gospel com lançamentos pró-esquerda e outros pró-direita.
De um lado, o cantor Leonardo Gonçalves, de esquerda, se juntou com outros cantores com a mesma visão política e resolveram atacar as igrejas que apoiam a reeleição de Jair Bolsonaro.
Com o nome de “Messias”, a canção chegou às plataformas digitais e também no Youtube há alguns dias, com a participação especial de Kleber Lucas, Dona Kelly, Clóvis, Sarah Renata, Tiago Arrais, João Carlos Jr., e o rapper MN NC.
Leia mais: E se meu candidato perder a eleição para presidente?
Ao falar sobre o lançamento, Gonçalves voltou a criticar os evangélicos que são de direita, algo cada vez mais comum nas redes sociais do artista.
“Eu tenho me posicionado contra o que chamo de instrumentalização da religião para fins políticos e a instrumentalização da política brasileira para fins religiosos”, disse ele em entrevista à VEJA.
Sobre a canção, o cantor diz que o “objetivo é mostrar que há diversidade no cristianismo. Você não precisa votar de um certo modo, você não é obrigado a votar em candidatos X ou Y, que isso não define quem você é perante Deus”.
Artistas de música gospel também lançam canções pró-direita
O grupo Juízo Final também lançou uma música política. Com o nome de “Princípios”, a canção vai mostrar a visão evangélica defendida pela maioria das igrejas de que os ideais de esquerda não combinam com o cristianismo.
“O Juízo Final sempre foi uma banda politizada. Nós falamos de política desde os primeiros trabalhos, na década de 1990”, disse Betinho, líder da banda.
Leia mais: Pastor crítica comparações entre “Jesus e Barrabás” nas eleições
A mistura de ritmos urbanos da canção que teve o clipe gravado na Avenida Paulista fala contra ideias marxistas que são incompatíveis com a fé cristã e pede ao ouvinte que escolha um lado.
A banda de Thrash metal JesusHed também lançou uma canção a favor da direita conservadora. Com o título de “Marcha do Caos”, a letra vai falar sobre os escândalos de corrupção envolvendo o Partido dos Trabalhadores.
Pastor fala sobre a concordância
A música gospel explica bem o que tem acontecido nas igrejas. Na mensagem que você verá a seguir, o pastor André Câmara explica a importância da concordância entre os irmãos. Assista: