Um dos momentos mais compartilhados sobre o debate entre os presidenciáveis Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi quando o atual chefe do Executivo nacional criticou as decisões de governadores e prefeitos de fechar igrejas durante a pandemia de Covid-19.
Bolsonaro sempre foi contra o fechamento das atividades profissionais e religiosas no país e fez questão de deixar claro isso durante o debate na TV Bandeirantes, no último domingo (16).
“Igreja não se fecha nem em tempo de guerra e você permitiu que os seus governadores fechassem igrejas, Lula. Que respeito você tem para com as religiões”, reclamou Bolsonaro.
Igrejas na guerra
O presidente brasileiro está certo sobre as igrejas não fecharem durante a guerra. A maior prova disso é que há muitas igrejas em pleno funcionamento na Ucrânia.
Leia mais: Após ataques a mísseis, cristãos da Ucrânia pedem oração
O país do leste europeu está há quase dez meses sob ataque russos e os cristãos seguem se reunindo semanalmente para prestar culto.
Em fevereiro, logo que os primeiros ataques começaram, União Batista da Ucrânia deixou claro que os pastores da denominação não deixariam o país.
O pastor Mohnenko Gennady, da Igreja das Boas Mudanças, não apenas permaneceu no país, mas tem atuado diretamente prestando apoio aos desalojados e soldados.
Gennady e alguns voluntários atuam recebendo doações e distribuindo para os soldados. Além disso, também ajudam a população em cidades atacadas a encontrarem abrigo.
Leia mais: Entenda a relação da guerra entre Rússia e Ucrânia e o Apocalipse
Tudo isso é compartilhado por ele através das redes sociais. onde ele tem mais de 26 mil seguidores, incluindo pastores de outras igrejas ucranianas.
“Continuamos a evacuar as pessoas, entregamos o que é necessário para os defensores da Ucrânia. Apoiamos aqueles que se encontram em condições críticas, na zona de guerra”, diz o pastor.
Qual é o papel da Igreja?
O pastor Hernandes Dias Lopes tem um vídeo falando sobre o papel da Igreja.
Segundo ele, a grande comissão é o verdadeiro papel dos cristãos: pregar o Evangelho a toda a criatura.
Ele ensina que a tarefa é intransferível e que só a Igreja pode levar o Evangelho para as nações, nenhuma outra instituição recebeu tal missão. Confira o que o pastor presbiteriano diz sobre as igrejas:
1 comentário
As igrejas não fecharam por causa de uma guerra mas por causa de uma doença ultra contagiosa e mortl que colocava a vida das pessoas aglomeradas em locais fechados em risco real de morte. Quanta ignorancia e absurdo nos argumentos destes ignorantes.