Famílias de adolescentes que tiraram suas vidas após comprar um “jut de suicídio” vendido na Amazon estão processando a gigante do comércio eletrônico em uma ação conjunta aberta no estado da Califórnia (EUA).
As famílias de Kristine Jónsson, 16, de Ohio, e de Ethan McCarthy, 17, de West Virginia, alegam que a empresa ajudou na morte de seus filhos ao permitir a comercialização de nitrito de sódio puro.
Jónsson tirou a própria vida em setembro de 2020. E McCarthy tirou a própria vida em janeiro de 2020.
Segundo o site da NPR, ingerir essa substância limita os glóbulos vermelhos do corpo a transportar oxigênio, trazendo uma série de riscos à vida e levando à morte.
Leia mais: Como relacionamentos ajudam a vencer a depressão
Na ação, os pais dos adolescentes citam também o vendedor do produto, Loudwolf, por não apenas comercializar o nitrito de sódio, mas também por ensinar como usar.
Segundo eles, o kit para suicídio não trazia apenas a substância, mas também uma balança para pesar a quantidade exata para morrer.
“Junto com o nitrito de sódio, a Amazon recomenda que os clientes também comprem uma pequena balança para medir a dose correta, para evitar vomitar o líquido”, diz trecho do processo.
Contudo, dizem as famílias, a “edição Amazon do Pacífico Pill Manual, que contém um capítulo com instruções sobre como administrar esses ingredientes juntos para morrer”.
Os advogados das famílias dizem que vender este produto já com as recomendações para suicídio é diferente de ” vender cordas, facas ou outros implementos”.
Isso porque os outros utensílio podem ser usados para a morte, mas são vendidos como uso doméstico. Enquanto que o nitrato de sódio no nível de pureza (98-99%) só serve para a morte.
Prevenção do suicídio
O caso mostra como a prevenção do suicídio passa por questões como a informação e a atenção aos detalhes de como crianças e adolescentes se comportam.
A psicanalista Dra. Andrea Ladislau ensina que alguns sinais são fáceis de serem identificados e que podem ajudar as famílias a impedir que casos assim se concretizem.
Leia mais: 12 sinais de alerta sobre Burnout que tem afetado milhares de pessoas no mundo
Esses sinais são: depressão, dependência de substâncias psicoativas, perturbações de personalidade, isolamento, alcoolismo, desleixo com a aparência, desânimo, disfuncionalidade no seio familiar, tristeza profunda, entre outros.
“Deve-se incentivar o indivíduo a buscar ajuda e também seguir o tratamento adequado para fortalecer sua autoestima e o amor próprio. Visto que, é preciso acolher, permitindo que o outro se sinta à vontade para expressar suas emoções”, ensina a Ladislau que é doutora em Psicanálise Contemporânea.
Mensagem de esperança
O pastor Hernandes Dias Lopes traz uma mensagem sobre depressão importante para quem está enfrentando a doença. Assista e compartilhe!