O pastor sênior da Primeira Igreja Batista em Dallas, Robert Jeffress, resolveu fazer um exercício prático como seria ouvir Jesus no sermão da montanha nos dias atuais.
A passagem bíblica dos capítulos de Mateus 5, 6 e 7 traz lições de conduta moral e dita princípios que normatizam e orientam a vida cristã.
“Pensei comigo mesmo: ‘Se Jesus voltasse hoje e desse uma palestra no TED, sobre o que Ele falaria?’ E então me dei conta: já temos a palestra dele no TED. Chama-se Sermão da Montanha”, declarou o pastor.
Leia mais: Solteiro cristão: 3 formas de vencer o período de espera
Jeffress entende que nesses ensinamentos de Jesus é possível aproveitar elementos que são essenciais para a experiência humana, pois trata de assuntos que interessam para todas as pessoas.
“Fala sobre seu dinheiro, sobre sua vida sexual, sobre oração, sobre seu destino eterno, sobre como lidar com seus inimigos”, adianta o religioso durante uma entrevista ao site Faithwire.
É possível falar sobre a passagem nos dias de hoje?
Apesar da notoriedade do Sermão da Montanha, Jeffress disse acreditar que muitas pessoas não compreendem totalmente o poder e a pertinência da mensagem de Cristo.
O pastor diz que ele mesmo já percebeu que mesmo com 40 anos de ministério, nunca tinha pregado sobre esse sermão até recentemente, quando fez uma série sobre o assunto em sua igreja.
“Disseram-me no seminário que o Sermão da Montanha não tem aplicação para hoje. É a constituição para o Reino Milenar. É como vamos nos comportar no Milênio ou como devemos nos comportar no céu”, explica o pastor que resolveu quebrar esse conceito.
Leia mais: Pregação: Você está desesperado(a)? Essa mensagem é para você!
“Eu vim a entender que o Sermão da Montanha não é apenas para o futuro; é para o aqui e agora”, disse ele. “É uma maneira radical de viver, mas as pessoas que vivem de acordo com esse plano podem ter uma alegria inabalável nesta vida e uma felicidade sem fim na próxima.”
Conheça as lições do sermão da montanha
1- Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus;
2- Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados;
3- Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
4- Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos;
5- Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
6- Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus;
7- Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus; e
8- Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
A seguir você assistirá uma pregação do pastor Hernandes Dias Lopes sobre o sermão da montanha.