Saber qual é, de fato, a vontade de Deus é uma pergunta que aflige muitos cristãos. E isso tem a ver com a área sentimental, profissional, dentre outras questões.
Qual profissão devo seguir? Devo ou não me casar com certa pessoa? É o momento de tomar uma decisão que vai impactar o meu futuro?
Essas são apenas algumas perguntas que as pessoas se fazem atualmente.
Mas como posso entender a vontade de Deus? O reverendo Hernandes Dias Lopes responde.
A vontade de Deus, segundo a Bíblia
Para falar sobre o tema, Hernandes Dias Lopes usa o texto do apóstolo Paulo, em sua carta aos romanos:
“Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. (Romanos 12:1,2)
Assim, Hernandes resume os orientações em quatro pontos fundamentais, com base no texto acima:
- Petição
- Apresentação
- Inconformar-se
- Transformação
Em seguida, vamos abordar cada um desses aspectos:
Petição
Ou seja, é necessário pedir a Deus, por meio da oração.
Apresentação
Neste caso, você precisa oferecer seu corpo a Deus, como um sacrifício vivo, puro, santo e agradável a ele.
Inconformar-se
Você precisa se consagrar a Deus para poder conhecer a vontade de Deus para a sua vida. É impossível você conhecer a vontade de Deus se você faz coisas que contrariam o que Ele aprova. É preciso que você coloque todo o seu ser como um sacrifício vivo.
Transformar
O mundo não tem verdade absoluta. O mundo está sem rumo. A ética do mundo é situacional. Por isso, não se conforme com esse século. Se você viver amoldado a esse mundo, não viverá a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.
O modelo de transformação para você é perfeito e absoluto, que é Cristo. A cada dia, você vai se moldando a Ele.
Ler a Bíblia é a chave para saber a vontade de Deus
Em resumo, Hernandes Dias Lopes afirma que é fundamental ter o hábito de leitura diária da Palavra de Deus, para entender o propósito dEle para a sua vida.
“À medida em que você lê a Bíblia, ela vai lendo você, que vai acabar deixando o relativismo desse mundo e te aperfeiçoando. Conhecer a vontade de Deus é resultado, consciência de um estilo de vida”, completa.