Dados do Serasa Experian divulgados em setembro sobre o mês de agosto mostra que o Brasil registrou 67,9 milhões de inadimplentes. Este é o maior número desde o início do levantamento, em 2016.
A maioria dos endividamentos estão ligados a bancos e cartões de crédito, representando 28,8% do total das dívidas. Contas básicas que são consumo de água, luz e gás aparece em segundo lugar com 22,1%. Em terceiro está o setor financeiro, com 13,8% do total das dívidas.
O número apresentado em agosto tem 300 mil famílias a mais do que foi registrado em julho.
Quando separados por estados, a maioria dos inadimplentes estão em São Paulo, mais de 16 milhões de pessoas, seguido por Rio de Janeiro e Minas Gerais com mais de 6 milhões cada estado.
Já o estado com o menor número de inadimplentes é Roraima, com 214 mil pessoas.
Negociações de inadimplentes aumentaram
Apesar do número aumentar, o Serasa Experian diz que as negociações também cresceram no mês de agosto, com mais pessoas tentando se livrar das dívidas.
“Monitoramos o crescimento da inadimplência desde o início do ano e por isso promovemos, em agosto, um mutirão nacional que representou um alívio no cenário, graças ao aumento das dívidas negociadas”, diz, em nota, Aline Maciel, gerente de Serasa Limpa Nome.
A negociação de dívidas através do parcelamento é a alternativa para que os cidadãos consigam solucionar suas pendências, à medida que o orçamento mensal fica cada vez mais apertado.
A bispa Virgínia Arruda tem uma palavra de Deus para você que está passando por problemas financeiros: