O missionário Max Dacampo, diplomata humanitário internacional pela Jethro Internacional, usou as redes sociais para expor a falta de apoio das igrejas brasileiras para missões.
Segundo ele, menos de 1% das finanças das igrejas brasileiras são enviadas para apoiar projetos missionários.
“Somos 45 milhões de evangélicos e o valor investido por cada um deles em missões é R$ 1,35 por ano. Sim os cristãos no Brasil gastam mais com chiclete do que com missões”, afirmou.
Leia mais: Número de inadimplentes bate novo recorde e atinge 67,9 milhões de brasileiros
Dacampo faz missões no Amazonas, mas já passou pela Turquia e por Brumadinho (MG). Seu trabalho visa levar principalmente alimentação e esperança para os moradores das regiões ribeirinhas.
Por isso, ele faz questão de expor dados sobre a pobreza do país e faz um alerta para que os brasileiros ajudem os missionários a oferecer dignidade a milhões de pessoas.
“Menos de 1% das finanças das igrejas brasileiras são investidas em missões, ou seja, estamos vivendo de forma denominacional, cheios de teologia e ritualística dentro de quatro paredes, mas não temos ainda a identidade de filhos e herdeiros. Ainda não fomos ativados com nossos dons e talentos como Santos que precisam fazer a obra do ministério de Efésios 4.12”, declarou o missionário de 40 anos.
Brasil de Missões: País é a segunda maior força missionária do mundo
O Brasil mantém um grande número de organizações missionárias, sendo a maior delas a JOCUM (Jovens Com Uma Missão) que tem 16.000 missionários trabalhando em cerca de 150 países.
Foi nesta escola de missões que Max Dacampo se formou após ter uma experiência sobrenatural com Jesus que o fez se libertar das drogas.
Mas a JOCUM não é a única, muitas outras instituições formam, enviam e mantém missionários no Brasil e também em outros países do mundo.
Dos 400.000 missionários globais enviados para países estrangeiros em 2010, o Brasil enviou 34.000. Ficou apenas atrás dos Estados Unidos, que enviou 127.000.
Os dados foram apresentados pelo Estudo do Cristianismo Global do Seminário Teológico Gordon-Conwell em 2012, não há relatórios recentes com a atualização deste número.
Ainda assim, é possível ver a força que as missões brasileiras representam para o mundo.
Assista a seguir o que o pastor Hernandes Dias Lopes fala sobre missões: