No meio cristão, principalmente entre os evangélicos, essa é uma pergunta que ainda gera polêmica: Posso ouvir músicas seculares, que não pertencem ao gospel?
Entre os fieis, há quem defenda que o hábito de ouvir as chamadas “músicas do mundo” não tem nada a ver, desde que as letras não sejam contrárias ao que a Bíblia prevê.
Por outro lado, outras pessoas entendem que o verdadeiro crente deve ouvir apenas músicas que seja notadamente de louvor a Deus.
O que o pastor diz
Em resposta a essa pergunta, o pastor Cláudio Duarte convida a todos para uma reflexão. Para ele, é complicado ter uma resposta pronta.
“Para quem gosta de boa música, se é secular ou gospel, não vem ao caso. Só que você deveria saber as letras, dar uma olhada no comprometimento do intérprete, que nem sempre é o autor da canção”, apontou.
“Assim como tem muita gente gospel cantando muito bem, mas com vida toda torta, também podemos encontrar pessoas muito certas cantando músicas seculares. Não vou fazer apologia disso, mas não vou dizer que não paro para ouvir músicas que me estimulam”, acrescenta.
Leia mais: 5 razões para ter amigos de oração
Cláudio Duarte ainda destaca que sua posição é fruto mais de uma opinião pessoal do que, necessariamente, algo totalmente baseado na Palavra de Deus.
“Eu não sou muito a favor de ouvir música secular. Mas vou dar a minha posição. E isso sem nem falar biblicamente. Até porque não tenho muita base bíblica para falar sobre música secular ou não. Eu sempre gostei de uma boa música. E aprendi que, ao longo do tempo, a poesia acabou indo embora, em muitos contextos, quer secular, quer gospel”, explicou.
“Eu acho que vale a pena uma reflexão. Estou dando uma posição equilibrada”, completou.
E qual é a sua opinião? Acha que o cristão pode ouvir música secular ou deve evitar e focar apenas nas que pertencem ao meio gospel?