O próprio Jesus nos avisa que os falsos profetas surgiram. Mas afinal, o que é um falso profeta e como podemos reconhecê-los?
Falsos profetas são pessoas que pregam o que não vem de Deus. Persuasivas, elas conseguem convencer a muitos com discursos atraentes e que estão longe do que a Bíblia nos ensina.
Para não cair no engano, é importante aprender a identificar o falso pastor e rejeitar os ensinamentos não-bíblicos que possam chegar até você.
O pastor Allen Parr, dos Estados Unidos, compartilhou 7 formas de reconhecer um falso profeta usando a Bíblia. O ensinamento foi dado durante um podcast com o apologista Jason Jimenez.
Conheça 7 formas de identificar falsos profetas
1- Conheça a Bíblia
Os falsos mestres vão se infiltrar entre os cristãos. A diferença principal entre eles e os verdadeiros é que estes misturam verdades bíblicas com falsa doutrina.
“Os falsos mestres geralmente misturam a verdade com o erro. Eles misturam verdade com heresia”, diz Parr.
Se o cristão conhecer as Escrituras terá como discernir entre o certo e o errado.
2- Saiba o estilo de vida que o pregador leva
Obviamente, ninguém é perfeito, mas se há alguém ensinando a Palavra de Deus e está vivendo um estilo de vida que é descaradamente contrário, então você sabe que ele é um falso cristão.
Você gostaria de seguir uma pessoa que vive em pecado sem desejar se consertar e viver de acordo com a Palavra?
3- Não ter uma autoridade
Judas diz que falsos mestres rejeitam a autoridade. Então, se você está sob o comando de um pastor que não tenha uma autoridade sobre ele, alguém que possa chamar sua atenção, corrigi-lo, acompanhá-lo, então há algo muito perigoso.
Os falsos profetas estão, geralmente, fazendo suas próprias regras, sem supervisão ou acompanhamento de um ministério.
4- Cuidado com quem não enxerga Deus como soberano
Recentemente um famoso pastor brasileiro declarou que não reconhece a soberania de Deus. Parr, sem saber do que acontece no Brasil, deu a dica de que o falso mestre não reconhece a soberania de Jesus e do nosso Criador.
5- Sonhos e visões não são mais poderosos que a Bíblia
Revelações, sonhos e visões espirituais facilmente enganam os cristãos. Sendo assim, a quinta forma de identificar um falso pastor é perceber se ele ensina que esses sinais possuem o mesmo nível de autoridade que a Bíblia.
A Bíblia é a nossa regra de fé absoluta, palavras escritas por profetas inspirados pelo próprio Deus.
6- Ensinamentos antibíblicos
Um dos ensinamentos mais perigosos do momento é a hipergraça, que diz que não há pecado e que todos serão perdoados, mesmo sem se arrepender de seus atos.
Parr faz um alerta para não acreditar nos líderes que ensinam que “Deus não vai te julgar. Deus não vai discipliná-lo. Você pode ser quem você é e nós podemos afirmar você do jeito que você é”.
7- Profetas amantes de si mesmo
O sétimo e último sinal para identificar um falso profeta é saber se ele está no ministério para se autopromover e/ou para ganhar dinheiro.