Todos os anos o World Happiness Report (Relatório Mundial da Felicidade) divulga a lista dos países mais felizes do mundo. E qual será a religião predominante deles? O estudo é financiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e utiliza uma escala de zero a dez para medir o grau de felicidade dos moradores.
Há várias explicações que justificam a felicidade dos países, a maioria delas está ligada a serviços públicos de qualidade, segurança, assistência social, vida saudável e um bom PIB per capita.
Contudo, a sensação de felicidade também está ligada à forma como as pessoas enxergam a vida e a religião não pode ficar de fora desse aspecto.
Até porque, muitos estudos já comprovam que a fé – independentemente de qual seja a religião – traz benefícios para a saúde física e mental das pessoas.
A seguir, você vai conhecer os cinco países mais felizes do mundo e também a religião predominante da população.
Finlândia
A Finlândia ocupa o primeiro lugar entre os países mais felizes do mundo há cinco anos. Em 2022, essa nação europeia fez 7,821 pontos na escala de felicidade.
O motivo? Possuir fortes sentimentos de apoio comunitário e confiança mútua entre os seus cidadãos.
A maioria dos finlandeses pertence à Igreja Evangélica Luterana (cerca de 83%), enquanto apenas 1.1% pertence à Igreja Ortodoxa.
Dinamarca
O segundo país mais feliz do mundo é a Dinamarca, também localizada na Europa, um país de primeiro mundo com baixo índice de corrupção, PIB per capita alto e uma população muito generosa.
A Igreja Luterana tem 87% da população dinamarquesa, sendo, a religião oficial do Estado. Mas com a imigração de árabes, o islamismo já aparece como uma das religiões mais praticadas no país.
Islândia
No ranking, a Islândia aparece em terceiro lugar. Ainda assim, é o país com o maior sentimento de apoio social comparado aos outros países. Em generosidade, é a segunda maior pontuação da lista.
Por coincidência, ou não, o luteranismo também é a religião majoritária da Islândia. Mas há algo preocupante no país, o crescimento da irreligião, isso é, a população não considera a religião como algo importante nas suas vidas.
Suíça
Boa saúde, baixa taxa de obesidade, alta expectativa de vida e uma economia forte justificam o fato da Suíça estar em quarto lugar no ranking de felicidade.
O cristianismo é a religião predominante do país (70%) sendo a maioria da população membro da Igreja Católica e outra porcentagem da Igreja Reformada Suíça.
Holanda
A Holanda é o quinto país mais feliz do mundo, com pontuação de 7,415 no ranking. A qualidade de vida dos holandeses e a generosidade são as principais causas das notas.
Ao contrário dos demais países desta lista, a Holanda tem a maioria da sua população formada por pessoas sem religião (55,4%). Depois vem católicos, protestantes e islamitas.
1 comentário
Que ridículo, isso não tem nada ver com felicidades. A felicidade é algo pessoal, que vem de dentro, conheço muitos ateus que são bem mais felizes que muitos religiosos.