De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte.
A entidade estima que até o final deste ano, 66.280 novos casos da doença serão identificados no país, com risco de 61,61 casos por 100 mil mulheres.
Ciente de que a melhor forma aumentar as chances de tratamento, a Igreja do Evangelho Quadrangular mantém o Projeto Margarida que leva um micro-ônibus equipado com máquinas de mamografia para atender comunidades carentes.
O micro-ônibus já percorreu 14 estados brasileiros e atendeu mais de 30 mil mulheres desde 2014, quando foi lançado.
Veja mais: Como semear coisas boas
Segundo Flávia do Vale, Ginecologista Obstetra e coordenadora da Maternidade do Hospital IcaraÍ, o diagnóstico precoce consegue identificar o tumor ainda em sua fase inicial. Isso aumenta as possibilidades de um tratamento mais eficaz.
“Diversos estudos mostram que por meio da realização de exames preventivos é possível diagnosticar precocemente o câncer de mama, levando a um tratamento mais assertivo e aumentando as chances de cura. Realizar visitas periódicas ao médico e fazer um check-up anualmente garante às mulheres mais plenitude e qualidade de vida”, explica a médica.
Além de mamografia, especialistas que atuam no projeto também oferecem eletrocardiograma, que serve para identificar possíveis problemas cardíacos.
Casa Margarida
A Igreja Quadrangular também mantém um imóvel localizado em Belo Horizonte (MG) chamado de Casa Margarida. Ali, acontecem vários atendimentos e atividades multidisciplinares com foco na saúde mental, espiritual e física da mulher.
Moradoras da região podem fazer mamografia e passar em atendimento. Desde quando foi fundada, em 2017, a Casa Margarida já realizou cerca de 4 mil mamografias, além de centenas de consultas psicológicas.