Orar pelos filhos é o melhor presente que os pais podem dar, assim como dar bons exemplos, instruí-los na Palavra do Senhor, dar amor, compreensão, conselhos e todo o suporte emocional e financeiro que estiverem disponíveis.
A cada ano que passa, os pequenos estão expostos a inúmeros ataques, como bullying, jogos e desenhos mal intencionados e problemas familiares que os atingem e os adoecem.
Para se ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que o número de casos de depressão em crianças entre 6 e 12 anos aumentou de 4,5 para 8% em uma década.
Assim, se torna importante entender bem o que cada criança precisa em sua fase da vida e oferecer a elas um ambiente onde possam crescer seguras, amadas e felizes.
Fases da infância e suas importâncias
O psicólogo do desenvolvimento Erik Erickson cita duas fases importâncias na vida das crianças e adolescentes.
A fase de latência (dos cinco aos 12 anos) é caracterizada pela indústria versus inferioridade, que resulta de uma combinação da motivação da criança para aprender e um desejo inato de aumentar a independência.
Nesta fase, os conceitos de identidade pessoal, social e familiar começam a ser formados. E os pais precisam cercar seus filhos de cuidados para que eles se entendam como pessoas únicas.
Já o estágio adolescente (de 12 a 18 anos) navega entre identidade e confusão de papéis. Este estágio é fundamental para desenvolver esse senso de identidade completa – quem ele ou ela é, o significado da vida, seu propósito na vida, bem como o lugar neste mundo como filho precioso de Deus.
Como orar pelos seus filhos
Antes de começar a orar, repense suas atitudes como pai e mãe e se pergunte se, no dia a dia, você está exibindo o fruto do Espírito Santo ao tratar com seus filhos? Você está refletindo o amor incondicional de Deus?
Feito isso, é hora de esquecer as orações superficiais e se envolver com temor ao Senhor para pedir a Deus pelos seus filhos e filhas.
Dicas para orar pelos filhos:
- Ore para que seu filho conheça a Deus e tenha uma vida espiritual íntima com seu Criador.
- Ore para que seus filhos cresçam na graça e no conhecimento dos Senhor.
- Ore para que eles tenham força para vencer o pecado que tenta envolvê-los todos os dias.
- Ore para que seus filhos sejam protegido das influências malignas vindas de amigos, redes sociais, desenhos, jogos e etc…
- Ore para que a paz de Deus esteja sobre os seus filhos.
- Ore para que seus corações tenham paz e esperança em Deus.
- Ore para que eles possam reconhecer a presença do Senhor em todas as áreas de suas vidas.
- Ore para que seus filhos tenham alegria e paz.
- Ore para que seus filhos entendam que Deus não os abandonará nunca.