O medo é uma das emoções humanas básicas experimentadas por absolutamente todas as pessoas. A condição, porém, pode trazer muitos males à saúde física e emocional quando passa a ser um sentimento contínuo.
O medo serve como uma reação emocional protetora cuja característica é alertar o corpo de um possível perigo, nos fazendo reagir em busca de proteção.
O excesso de medo por causar problemas emocionais como a ansiedade, distúrbios do sono, distúrbios de humor, aumento da pressão arterial, fraqueza, náusea, entre outros sintomas físicos.
Os prejuízos do medo vão além da questão física, levando as pessoas a desenvolverem fobias, perder o prazer de fazer atividades diárias, não ter mais relações interpessoais e muito mais.
É por isso que precisamos procurar em Deus a resposta de uma cura emocional para vencer o medo e encontrar a coragem que precisamos para lidar com todos os problemas e adversidades.
O que a Bíblia diz sobre medo
Por coincidência ou não, a Bíblia traz a expressão “não temas” 366 vezes. Do Antigo ao Novo Testamento a Palavra do Senhor para os seus é de auxílio para os dias maus.
O versículo mais conhecido é de Isaías 41:10 que diz: “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça”.
Como vencer o medo
1. Medite na Bíblia
As palavras das Escrituras Sagradas vão te ajudar a entender que Deus está no controle de todas as situações e isso vai te encher de coragem para superar os obstáculos da vida.
2. Ouça a voz de Deus
A oração é uma ferramenta poderosa. Tanto que há pesquisas científicas que falam sobre a ação de cura que a oração possui e os benefícios dela para a saúde física e emocional.
Ore a Deus pedindo para ele guiar seus passos e te dar coragem para enfrentar as situações de medo e ansiedade.
3. Leia histórias de personagens que venceram o medo
Davi, Moisés, Josué, Gideão, Jesus, Paulo e muitos outros personagens bíblicos são modelos de coragem. Há ainda homens e mulheres de Deus do nosso tempo que já escreveram livros contando suas histórias de coragem. Vale a pena procurar livros e acompanhar essas pessoas nas redes sociais.