O número de pessoas que se consideram cristãs está caindo nos Estados Unidos, tanto que uma pesquisa do Pew Research Center (PRC) estima que até 2070 menos da metade da população irá se identificar como cristã.
A projeção foi feita com base no acompanhamento de pesquisas anteriores. Em 1972, 90% da população dos EUA se identificava como cristãos. Em 2020, o número caiu para 64%.
Essa redução drástica, faz com que a PRC estime que nos próximos 50 anos o cenário será ainda pior para o cristianismo nos EUA, com 54% da população se identificando como cristã ou, em um cenário ainda mais realista, apenas 35% até 2070.
Veja também: E se meu candidato perder a eleição para presidente?
O instituto de pesquisa analisou diferentes cenários possíveis para chegar a estes números, entre eles um possível avivamento que possa atrair novos convertidos para a religião cristã.
Mesmo assim, as respostas não foram positivas. Um dos fatores que mais sustentam a possibilidade da perda de fiéis é o aumento do ateísmo e agnosticismo cada vez mais fortes naquele país.
Líder cristão comenta
O pastor Scott Dawson, líder da Scott Dawson Evangelistic Association, comentou sobre este estudo feito pela PRC pedindo para que os cristãos orem por um despertar espiritual na América.
“Eu destacaria duas coisas: primeiro, pode mudar rapidamente e o despertar espiritual pode e deve acontecer na América. Muita coisa está em jogo. Isso é algo que a maioria dos cristãos deve e deve orar. Segundo, eu acredito que o estudo está indicando frequência à igreja e ou afiliação. Há uma diferença gritante entre frequentar a igreja e ser um seguidor de Cristo”, diz.
Dawson disse que os americanos precisam da igreja cristã mesmo que o número de verdadeiros seguidores de Cristo diminua significativamente, como prevê a RPC. Ele disse que a frequência à igreja oferece estrutura para a sociedade, e as igrejas historicamente oferecem serviços importantes como escolas e hospitais.
Leia mais: Como semear coisas boas
As pesquisas realmente apontam uma queda gradual do número de pessoas que frequentam uma igreja. De acordo com o Gallup , o número de membros da igreja nos EUA caiu abaixo de 50% pela primeira vez em 2020. Na virada do século, 70% dos americanos pertenciam a uma igreja.
A ligação geral dos estadunidenses com a fé tem diminuído ao longo dos anos. Até mesmo a prática diária de oração está cada vez menor.
Uma pesquisa do Pew Research Center em dezembro de 2021 descobriu que apenas 45% dos adultos dos EUA praticam a oração diária. A porcentagem de adultos que raramente ou nunca oram aumentou a cada ano desde 2015, até mesmo entre os que seguem a religião cristã. Agora é de 32%.