Enfrentar os problemas ou apenas evitar que eles aconteçam é um desafio de todas as pessoas, mas os cristãos sentem que enfrentam ainda mais aflições e conflitos.
Mas como encontrar na Bíblia a ajuda para resolver nossos problemas?
Jesus é chamado de Príncipe da Paz (Isaías 9:6), mas em Mateus 10:34 diz que Jesus não veio trazer a paz, mas a espada.
Veja também: 7 passos bíblicos para vencer a inveja
Acontece que, sempre que pensamos em conflitos, sempre vemos as coisas de uma forma negativa.
A verdade é que estamos com problemas quando as coisas não estão em harmonia, quando insistimos em situações incompatíveis.
Deus sempre estará em conflito com o pecado. O pecado é prejudicial. O pecado destrói a criação de Deus e visa rebaixar a bondade de Deus.
Por isso, é muito importante analisar se não é um pecado que tem atraído problemas e conflitos para a sua vida.
Como a Bíblia nos orienta a resolver nossos problemas
Só podemos buscar uma reconciliação verdadeira e duradoura que honre a Deus uns com os outros se primeiro tivermos sido reconciliados com Deus.
O primeiro passo para resolver seus problemas é se aproximar de Deus e buscá-lo com toda a sua força.
Inspecionar a nós mesmos é a segunda lição bíblica para quem deseja resolver situações com outras pessoas. Qual é a sua parte nesse problema? O quanto você contribuiu para essa situação?
O terceiro passo é o arrependimento. Só há perdão através do arrependimento e essa verdade bíblica também está associada às amizades e relacionamentos familiares.
Outro passo importante é procurar na Palavra de Deus os conselhos para ter relacionamentos melhores e buscar viver em comunhão com todos.