Uma pesquisa feita pelo Barna Group mostrou que uma boa parte dos cristãos ainda não sabe exatamente o que é o dízimo. O estudo, denominado “Revisitando os Dízimos e as Ofertas”, foi realizado nos Estados Unidos e revelou dados interessantes sobre como a prática é encarada pelos evangélicos.
De acordo com os dados, 36% dos entrevistados admitiram não saber de fato o que é o dízimo. Outros 44% afirmaram entender a prática. Há ainda uma outra parte, 22%, que respondeu ter apenas familiaridade, mas não entendem realmente o que ela significa.
Quando a pergunta é direcionada aos líderes das igrejas, 99% conseguiram explicar o conceito, enquanto 1% ainda se mostrou em dúvidas quanto ao tema.
Leia mais: O crente pode beber? Pastor Cláudio Duarte responde
Com isso, o levantamento levanta a questão sobre o como o dízimo tem sido pregado nas igrejas atualmente, uma vez que os próprios cristãos não sabem exatamente por que devem seguir tal ordenança.
Afinal, quanto devo dar dízimo? É mesmo 10%?
Uma das perguntas também feitas pela pesquisa dizia respeito exatamente ao valor que a pessoa deveria dar de dízimo às igrejas.
Entre os pastores questionados, 33% afirmaram que deve ser 10% de toda a renda da pessoa. Outros 21% defenderam que precisa ser um valor condizente com um sacrifício para o ofertante. Entretanto, para 20%, o valor será determinado pelo coração da pessoa.
Passando para os fiéis, 21% disseram separar exatamente os 10% ou mais para o dízimo, enquanto 37% afirmaram considerar valores variados; já 25% afirmou não dizimar em sua igreja local.
O que diz a Bíblia?
Para entender um pouco mais sobre o dízimo, confira um trecho da conversa dos pastores Jeremias Pereira e Hernandes Dias Lopes.
Mas e você? Em qual grupo se encaixa? Sabe exatamente o que é o dízimo? É dizimista em sua igreja? Entende que o dízimo deve ser mesmo 10%? Deixe sua opinião nos comentários.